O carnaval no Destino Iguassu

Tem carnaval em Iguaçu?

A resposta é sim! Das três cidades trinacionais, duas têm carnaval. É o caso de Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina).

O Carnaval de Foz do Iguaçu, chamado oficialmente de “Carnafalls”, será realizado em quatro lugares diferentes este ano. Três deles em bairros mais afastados do centro e mais dirigido a moradores locais. O mais famoso, o Carnaval da Saudade, é realizado no centro de Foz do Iguaçu, na Rua Marechal Deodoro. O Carnaval da Saudade acontece no domingo (23/02) e terça-feira (25/02) das 15h30 às 22h.

Outro evento oficial do Carnafalls se chama “Menina Veneno”. Ele sempre ocorre no sábado. Este ano será no dia 22, na Praça da Paz, também no centro de Foz do Iguaçu, à tarde. É uma festa à fantasia onde homens vestidos de mulher participam de uma competição com direito a desfile em passarela, jurado, torcida e muita agitação.

Carnaval na Argentina

Parece estranho que argentino tenha carnaval?

Pois em Puerto Iguazu tem, sim. E com escolas de samba! O primeiro grito de carnaval aconteceu há mais de um mês. A Avenida Costanera é o palco de desfiles de mais de 8 escolas de samba, chamadas comparsas, com direito a desfile, concurso e premiação. Os desfiles acontecerão de 21 a 24 de fevereiro, às 20h.

Carnaval em Foz do Iguaçu: o famoso Carnaval da saudade

 

O trecho entre a Rua Quintino Bocaiúva e a Rua Edmundo de Barros é fechado para o trânsito de carros e motos. Por lei municipal, durante o carnaval, esse trecho se chama Largo Raúl Quadros, nome que homenageia o músico, compositor e cantor iguaçuense que animou festas e noites em saudosos bares da cidade e até em ocasiões especiais em Ciudad del Este e Puerto Iguazú, no espírito mais verdadeiro do conceito de três fronteiras.

No fundo, no carnaval do Largo Raúl Quadros todo mundo se conhece. É essa sensação de pertencimento que ajuda a animar a festa. A Rua Marechal Deodoro fica no centro e o local escolhido para o Carnaval da Saudade está próximo de hotéis como o Rafain Centro, o San Juan e o Viale Tower, entre outros. O Carnaval da Saudade ganhou esse nome justamente para lembrar os velhos carnavais de Foz do Iguaçu, que apesar da predominância de nomes alemães e italianos dos primeiros anos do município, sempre foi uma cidade carnavalesca, como atestam as lembranças de carnavais dos anos 70, 80 e 90 de clubes como o Oeste Paraná, o Foz do Iguaçu Country, o Gresfi e o Floresta Clube.

No Carnaval da Saudade toca-se todas as músicas. Porém, as marchinhas de carnaval predominam, como: “Me dá um dinheiro aí”, “As águas vão rolar” e “Cabeleira do Zezé” mas nada impede que se faça uma incursão pelo samba enredo abrindo espaço para a entrada triunfal do frevo pernambucano. Já é tradição tocar o mais famoso frevo do Brasil, o “Vassourinhas” para animar a festa de rua do Carnaval da Saudade. Daí volta às marchinhas que, por incrível que pareça e, gerações à parte, todo mundo conhece como a famosa “Cachaça não é água” e semelhantes.

Como a rua é residencial, com casas, edifícios e alguns negócios, as famílias trazem cadeiras para a calçada, que passa a ser um sambódromo. O asfalto é tomado por dançarinos e carnavalescos, dos quais há brasileiros, paraguaios, argentinos e um e outro estrangeiro de mais longe que descobriu o carnaval por acaso. Há muitas crianças, fantasiadas de Superman, Mulher Maravilha, gatinhos, lebres e outras armaduras da imaginação.

Na Praça da Paz, uma praça onde acontecem grandes eventos como Natal de Foz, shows especiais e tradicional ponto de encontro da cidade, é o mais próximo que se chega a um carnaval de massa. Aí acontece a abertura do carnaval, onde o prefeito entregará a chave da cidade ao rei Momo junto com a Rainha do Carnaval. A abertura está marcada para a sexta-feira (21), a partir das 19h.

Já na Praça da Bíblia, haverá matinê para os foliões da terceira idade. Lá, você encontrará turistas de outros países, especialmente argentinos, para curtir a energia dos eventos tradicionais do Centro de Convivência do Idoso. A partir das 19h, há shows e apresentações na praça. Como as praças de bairros ficam mais distantes e não dispõem de muita infraestrutura, não é usual para turistas, a menos aqueles do tipo “desbravador”.

Locais e datas do Carnafalls

 

Praça da Paz – Dia 21 (19h) / dia 22 – Menina Veneno (17h)

Rua Marechal Deodoro – Carnaval da Saudade – 23 e 25 (17h30)

Centro de Convivência do Idoso – Dia 24 (15 às 19h)

7 de Setembro (Bairro Morumbi) – Dia 24 (19h)

Praça da Bíblia – Dia 24 (19h).

Carnaval nos hotéis e resorts de Foz do Iguaçu

Em alguns hotéis e resorts também tem programação especial, exclusivas para os hóspedes. Abaixo está uma sugestão, do Recanto Cataratas:

22/02: Grito de Carnaval

23/02: Baile de Carnaval com banda (Salão de eventos)

24/02: Roda de Samba (Deck da piscina)

25/02: Noite do Boteco com música ao vivo (Espaço de entretenimento).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados