Tourists in front of Itaipu Dam

Informações úteis

Fuso horário
No Brasil, vigora o Horário de Brasília, que corresponde a três horas a menos que o Tempo Universal Coordenado (UTC-3). Não há mais “horário de verão” (antigamente, em determinada época do ano, os relógios eram adiantados em uma hora).
Na Argentina, também são 3 horas a menos (UTC-3).
No Paraguai, são quatro horas a menos (UTC-4). O país faz o “horário de verão”. Com isso, quando estiver planejando os passeios ao país, dê uma conferida na hora local. 

Estradas pedagiadas
Nos três países, há pedágios nas rodovias. Dependendo de onde você for ou por onde chegará, via terrestre, é sempre bom portar uma quantidade de moeda local (de cada país). Em Puerto Iguazú, não estranhe caso você seja abordado, na estrada de retorno das Cataratas, para fazer o pagamento da taxa de turismo. O valor é bem acessível. Se você tem intenção de voltar a Puerto Iguazu outro dia, guarde-a e apresente, para que seja cobrada apenas uma vez.

Cota de compras
Iguassu também é um destino de compras. Para o turista que realizar compras no Paraguai ou na Argentina e retornar via terrestre, a cota é de 300 dólares. Para quem estiver viajando de avião, a cota é de 500 dólares. Fique atento às quantidades permitidas. Neste guia elaborado pela Receita Federal há informações.
No link abaixo há informações sobre aduanas e legislação de compras nos idiomas inglês, espanhol, português, francês, italiano e alemão.
http://receita.economia.gov.br/orientacao/aduaneira/viagens-internacionais/guia-do-viajante/olimpiadas/todos-os-folderes.pdf

Eletricidade
Brasil: 127 V e 220 V.
Paraguai e Argentina: 220 V.
O padrão das tomadas é diferente nos três países. 

Segurança
Pesquisa de Demanda Turística Internacional no Brasil, realizada em 2018 pelo Ministério do Turismo, resultou em índice de 95% de satisfação dos turistas que frequentaram Foz do Iguaçu (Brasil).

Fumar em locais fechados
No Brasil e na Argentina, há leis específicas que proíbem fumar em ambientes fechados. O Paraguai também tem legislação sobre isso. Apenas em alguns lugares é permitido. Na dúvida, consulte o pessoal que trabalha no local onde você estiver.

Vestimenta para alguns passeios

Não custa reforçar aqui:
Na visita à Mesquita de Foz do Iguaçu, é necessário tirar os sapatos e respeitar as regras de visitação: as mulheres devem cobrir a cabeça com lenços (cedidos pela Mesquita) e estarem vestidas com calça ou saia longa. Os homens de calça ou bermuda abaixo dos joelhos.
No passeio Itaipu Especial, tour interno pela Usina de Itaipu, a idade mínima para o passeio é 14 anos e é necessário usar roupas com comprimentos abaixo do joelho e usar calçados fechados e sem salto.
Para os outros passeios, roupas e calçados confortáveis são ideais!

Telefones úteis 

Serviço de atendimento móvel de Urgência (SAMU)
192

Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE)
193

Polícia Militar
190

Delegacia da mulher e do turista
+55 45 3521-2150

Polícia Turística em Ciudad del Este
+595 61 502 715

Receita Federal
+55 45 3520-4300

Aeroporto Internacional Cataratas (Foz do Iguaçu – Brasil)
+55 45 3521-4200

Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú (Puerto Iguazú - Argentina)
+54 3757 421 996

Aeroporto Internacional Guaraní (Ciudad del Este - Paraguai)
+595 61 420-843

Informações ao turista em Foz do Iguaçu
0800 45 1516

Informações ao Turista em Puerto Iguazú
+543757 420800

Informações ao Turista em Ciudad del Este 
+595 61 508 810 / 508 811

Atrações adicionais para visitar

Imagem de drone do Marco das Três Fronteiras

Marco das Três Fronteiras

Macuco Safari

Macuco Safari

Concerts and Music

Eventos

Iguazu Falls

Cataratas do Iguaçu

Encontre-se no Paraíso

No encontro entre Brasil, Argentina e Paraguai, curta o melhor do Destino Iguassu. Conheça todas as experiências que oferecemos para você.

Baixe um guia de visitante gratuito