15 motivos para passar o feriado de Carnaval em Foz do Iguaçu

O carnaval está chegando! Enquanto milhares de pessoas vão atrás de festa e folia, outras milhares aproveitam o feriadão para descansar e viajar! Seja qual for a sua preferência, o que não pode faltar são momentos de alegria e diversão! Veja agora mesmo 15 motivos para passar o feriado de Carnaval em Foz do Iguaçu!

O Carnaval 2024 cairá no meio do mês de fevereiro, marcado para os dias 10, 11, 12 e 13, contando sábado, domingo, segunda e terça-feira.

Carnafalls em Foz do Iguaçu 2024

O Carnaval 2024 em Foz do Iguaçu, conhecido como Carnafalls, promete agitar a cidade nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro na Praça da Paz, além do dia 12 na Avenida Brasil.

A programação do Carnaval começa no sábado, dia 10, às 17h, e continua no domingo, 11, e terça-feira, 13, a partir das 15h, com apresentações de tradicionais marchinhas e artistas locais. A festa se estenderá até às 23 horas em todos os dias.

No primeiro dia de festa, destaca-se a presença do grupo Meninas Veneno. Além dos blocos, uma atração tradicional, a Canja do Galo Inácio, acontecerá na terça-feira, 13 de fevereiro. Importante ressaltar que a renda arrecadada com a Canja do Galo Inácio será destinada à Associação Fraternidade Aliança (AFA), que atende aproximadamente 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Ou descanso em meio a natureza

Há algo de especial no Carnaval em Foz do Iguaçu! Com a opção também de dar uma pausa nas festas e foliões que vêm com estas férias de alta energia para abraçar a natureza, explorar a biodiversidade, trilhas de caminhada – tudo isto enquanto cria memórias duradouras. 

Desde momentos de descanso de paz no meio de belas paisagens até divertidos passeios de barco perto das grandiosas Cataratas do Iguaçu ou um passeio inesquecível pelo seu Parque Nacional; há inúmeras razões para passar seu Carnaval neste destino deslumbrante! 

Então de que está à espera? Prepare-se agora e veja as nossas 15 melhores seleções (só para termos a certeza de que será uma viagem incrível). Não perca tudo o que o espera!

1- Descanse em Meio à Natureza

Primeiramente, quando o assunto é natureza e biodiversidade, Foz é o destino certo. A cidade, além de ser o abrigo das Cataratas do Iguaçu, também guarda uma das maiores áreas de preservação da Mata Atlântica, o Parque Nacional do Iguaçu.

Visitando Foz, você pode realizar trilhas, rapel, nadar em cachoeiras, saltar de paraquedas, passear de bicicleta, caminhar pelas avenidas,  se banhar nas quedas de água das Cataratas do Iguaçu, interagir com os animais, entre diversas outras atividades! Portanto, é uma programação perfeita para recarregar as energias do dia-a-dia, passando o feriado de carnaval em Foz do Iguaçu!

2- Explore uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo

Receber o título de uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo não é para qualquer um! E nós somos agraciados em ter uma obra da natureza, tão perto de nós! Certamente são elas, as Cataratas do Iguaçu! 

As Cataratas do Iguaçu são a principal atração turística e natural de Foz. Um destino obrigatório para se conhecer no seu feriado de Carnaval em Foz do Iguaçu! 

Formada por um conjunto de 275 quedas d’água no Rio Iguaçu, está localizada na fronteira entre o Brasil e a Argentina e você pode se encantar com essa formação geológica tanto em Foz do Iguaçu, quanto em Puerto Iguazú. 

Foto: Rafael Guimarães

3- Renove as energias nas águas das Cataratas do Iguaçu

Dizem que tomar banho de cachoeira renova as energias. Imagine só um banho das Cataratas! 

Ainda no Parque Nacional do Iguaçu, é possível se aventurar no Macuco Safari, um refrescante passeio de barco no Rio Iguaçu e sentir toda a energia das águas, bem perto das quedas ou até mesmo dentro delas, proporcionando contato direto com toda a força da natureza!

Depois de uma breve orientação, o visitante sobe num carrinho elétrico que percorre uma trilha de três quilômetros dentro da mata.

Ao final da trilha, começa uma das mais fantásticas aventuras da Terra das Cataratas. Num barco inflável bimotor com capacidade para até 25 pessoas, enfrenta a correnteza com muita adrenalina. 

O vento bate no rosto e logo o rio apresenta o seu mais belo cenário. O piloto manobra o barco, possibilitando uma visão e experiência incríveis. O banho é inevitável e todos voltam de alma lavada.

Por fim, use roupas e calçados confortáveis, e se não quiser ficar molhado depois do passeio, coloque na bolsa outra muda de roupa e uma toalha.

Carnaval em Foz - macuco safari

4- Conheça uma das 7 Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno!

Faça uma pausa da sua rotina regular e explore as maravilhas da Itaipu Binacional, uma das 7 Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno!

Esta imensa central geradora de energia renovável, localizada entre o Brasil e o Paraguai, abastece ambos os países com eletricidade limpa durante todo o ano, e é, portanto, a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo!

Com a sua grande estrutura que ocupa o centro do palco, os visitantes podem também desfrutar de fantásticas excursões neste local de tirar o fôlego, como os dois quilômetros de trilhas guiadas através da floresta nativa na sua visita ao Refúgio Biológico.

Aproveite o carnaval em Foz do Iguaçu e leve a sua família para um dia inesquecível durante o feriado, que o fará sair recarregado e reconectado à beleza da engenharia e natureza.

Carnaval em Foz - Itaipu

5 – Interaja com novas Culturas 

Foz do Iguaçu é uma cidade brasileira que faz parte da área urbana conhecida como “A Tríplice Fronteira”, abrangendo Ciudad del Este, localizada no Paraguai, e Puerto Iguazú , na Argentina. 

Com aproximadamente 80 grupos étnicos, esta cidade multicultural tem algo de divertido para oferecer a todos os gostos e idades! Os visitantes podem desfrutar de belos lugares naturais que despertam a sua consciência ecológica, juntamente com muitas atrações familiares, para amigos, para casais ou, até mesmo, para quem viaja sozinho.

De antemão, conheça atrações culturais como: a Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khattab e o Templo Budista Chen Tien. 

Viaje para Foz do Iguaçu no carnaval e crie momentos inesquecíveis, cheios de cultura, arte, natureza e muita água!

Carnaval em Foz - Templo Budista

7- Saboreie a gastronomia da Tríplice Fronteira

Viajar é, além de se aventurar por novos locais, descobrir novos sabores. O Destino Iguaçu proporciona uma viagem pela gastronomia regional e internacional.

Desde os famosos lanches rápidos, em food trucks, passando pelos estabelecimentos gastronômicos com ampla diversidade em pratos, até as opções de restaurantes em hotéis, resorts e atrativos.

Pelas cidades da Região Trinacional, encontram-se com facilidade restaurantes típicos das culturas aqui presentes, tais quais, locais que servem a culinária argentina, paraguaia, italiana, japonesa, chinesa, árabe, além da tradicional comida brasileira.

Carnaval em Foz - gastronomia

8 – Contemple 3 países de uma só vez!

De antemão, o Marco das Três Fronteiras é um atrativo que conta mais de 400 anos de história.

O complexo tem arquitetura que remete às reduções jesuíticas, e todo o espaço cenográfico segue essa linha temática. Logo na entrada, no centro de recepção, o visitante passa por um portal que cria o clima ideal de uma viagem no tempo.

Mais alguns passos e já estamos na Praça do Marco, local onde está o obelisco de pedra, verde e amarelo, construído em 1903. Ao cair a noite, margeado por um chafariz, o marco de fronteira mais famoso da América do Sul, ilumina-se com luzes coloridas e um pôr do sol encantador. 

É uma paisagem inesquecível, presenciar o encontro do rio Iguaçu com o rio Paraná. E neste mesmo ponto podemos observar Argentina e Paraguai, completando as Três Fronteiras, junto ao Brasil.  

Com uma completa infraestrutura, o Marco das Três Fronteiras conta com loja de souvenirs, playground, banheiros, lanchonetes e o restaurante Cabeza de Vaca.

Carnaval em Foz

9- Experiencie o maior viveiro de voo de araras do mundo

O Parque das Aves, um paraíso em meio à exuberante Mata Atlântica. É a única instituição do mundo focada na conservação das aves desse rico bioma. 

Mais que um atrativo, é possível conhecer o trabalho que o Parque realiza para cuidar de espécies ameaçadas. São 16 hectares de mata restaurada, com árvores nativas plantadas. 

No percurso o visitante participa de uma experiência imersiva e encantadora observando mais de 150 espécies e mais de 1500 aves. 

A trilha é pavimentada com totens informativos em toda a extensão, especialmente em locais onde há aves. 

São quatro os viveiros de imersão, que impressionam pela proximidade com algumas aves, a exemplo do Viveiro das Araras. A todo momento é possível sentir bem de perto a presença destes animais ao nosso redor.

Carnaval em Foz - parque das aves

10- Experimente e compre os melhores vinhos em Puerto Iguazú na Argentina

Viajar para Foz do Iguaçu também significa visitar os países vizinhos, como Argentina e Paraguai. E por conta dessa facilidade em cruzar a fronteira, fazer compras em Puerto Iguazú, na Argentina, tornou-se um atrativo para os turistas, além de ser um ótimo passeio onde você pode conhecer outra cultura e se deliciar com a gastronomia.

Além disso, o que não deve faltar nesse passeio é visitar as vinotecas de Puerto Iguazú, afinal, os vinhos da Argentina são conhecidos por possuírem ótimos preços e safras que agradam os paladares mais requintados.

Os preços dos rótulos são geralmente mais baratos comparados com o Brasil, sendo eles feitos com as melhores uvas da Argentina: Malbec, Cabernet Sauvignon, entre outras. Portanto, vale a pena comprar vinhos em Puerto Iguazú!

Carnaval em Foz - Vinhos na argentina

11- Compre no Paraguai 

Seja no feriado de Carnaval, ou em qualquer  outra data em que você visite Foz do Iguaçu, fazer compras no Paraguai deve estar na sua lista de planejamento.

Isso porque Ciudad Del Este, no Paraguai, fronteira com Foz do Iguaçu, oferece opções de compras importadas e muito mais baratas comparadas ao Brasil.

Por lá você encontra perfumes importados e eletrônicos, como celulares, câmeras, drones, computadores e notebooks. Roupas, bolsas e artigos de luxo, além de todos os tipos de acessórios e souvenirs que imaginar.  

Ciudad del este é o paraíso das compras. Caso queira aproveitar sua viagem no feriado de carnaval em Foz do Iguaçu para adquirir novos produtos e, até mesmo, um celular novo, certamente, não irá se arrepender!

Carnaval em Foz - Compras no Paraguai

12- Descanse em Resorts e Hotéis incríveis 

Foz do Iguaçu tem uma grande variedade de hotéis e resorts. Os locais, de diversas categorias, estão distribuição pela cidade, com muitos no centro, na Avenida das Cataratas ou, até mesmo, dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Um detalhe importante para quem não conhece a cidade: a distância média dos principais atrativos até os hotéis do centro é de aproximadamente 15 Km, portanto, é fácil se locomover por lá.

Desde hotéis 5 estrelas até hospedagens com um ótimo custo x benefício, Foz do Iguaçu tem opções para todos os bolsos, com muita qualidade, lazer e descanso! 

Carnaval em Foz - lazer e piscina

13- Maravilhe-se com o encontro de dois rios!

Passando o feriado de carnaval em Foz do Iguaçu é possível realizar uma experiência bem diferente: um passeio numa embarcação pelo Rio Rio Iguaçu e Paraná. 

Mais conhecido como River Tour, esse passeio acontece com o intuito de conhecer as mais diversas atrações turísticas de Foz do Iguaçu. Pontos vistos sob outra ótica, de ângulo diferente e com uma sensação única.

O Encontro das Águas contempla os maiores monumentos arquitetônicos da tríplice fronteira. Assim como a Ponte da Amizade que une o Brasil ao Paraguai e a Ponte da Fraternidade que faz ligação do Brasil com a Argentina. 

O passeio contempla as três cidades que compõem a tríplice fronteira, e ainda é  possível observar alguns portos, a mata nativa, cachoeiras e o contraste entre natureza e edifícios.

Carnaval em Foz - Encontro dos rios

14- Reviva momentos nostálgicos 

Aproveite e reviva os maiores sucessos do cinema nos atrativos de Foz do Iguaçu! Nostalgia e diversão, não irá faltar! 

O Wonder Park Foz conta com o atrativo Movie Cars, que é um parque temático com carros famosos de Hollywood, sendo uma excelente dica de passeio em Foz do Iguaçu!

O parque conta com os veículos mais famosos do cinema, em cenários de sets de gravação. O Movie Cars é um atrativo de conceito único, reunindo carros e motos que marcaram filmes, séries e clipes musicais.

Portanto, não deixe de conhecer esse lugar cinematográfico e nostálgico do cinema! 

Carnaval em Foz - Movie Cars

Dreams Park Show

Além disso, o Dreams Park Show é outro atrativo muito famoso em Foz do Iguaçu. Perfeito para uma deliciosa tarde, são diversas atrações, que começaram  com o Museu de Cera, que conta hoje com mais de 100 personagens.

O Dreams Park Show oferece aos turistas o atrativo Maravilhas do Mundo, que reúne mais de 50 réplicas de monumentos e esculturas que já foram consideradas uma das 7 maravilhas ou que são famosas pelo mundo.

O grupo Dreams também possui em Foz do Iguaçu o Vale dos Dinossauros, uma aventura jurássica para toda família. Um passeio no qual você encontrará no percurso mais de 30 dinossauros que se movem, emitem sons e com tamanhos de cair o queixo!

Carnaval em Foz - Dreamland

Também faz parte do complexo turístico, o Dreams Ice bar!

Para desfrutar da experiência do Ice Bar, em Foz do Iguaçu, o visitante recebe roupas especiais. Como é o caso de casacos e luvas, pois a temperatura por lá fica bastante fria! Em torno de -15ºC. O local conta com bancos, balcão, esculturas e copos feitos de gelo. E há, lá dentro, a opção de bebidas inclusas no open bar. Portanto, é uma ótima opção para quem gosta de frio, podendo beber à vontade. 

Carnaval em Foz - Ice Bar

15 – Divirta-se com a vida noturna da fronteira 

Se você é daqueles que aproveita ao máximo uma viagem e está na Terra das Cataratas ou planeja ir, não pode deixar de aproveitar a vida noturna da fronteira.

Foz do Iguaçu conta com diversos bares e restaurantes temáticos, perfeitos para aproveitar a noite! Além disso, você também pode conhecer e testar a sorte nos cassinos de Ciudad del Este e Puerto Iguazú! 

Para quem gosta de ir além dos pontos turísticos, conhecer a vida noturna de um destino é sempre uma experiência a mais. E quando o assunto é imersão cultural, Foz do Iguaçu é o local certo!

Carnaval em Foz - Cassino

Depois dessas dicas incríveis, temos certeza que você irá considerar aproveitar o feriado de Carnaval em Foz do Iguaçu. E sabemos que será uma viagem inesquecível!

Venha para Foz, o Destino do Mundo, e faça uma boa viagem! 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

Visit Iguassu na WTM Latin America 2024

Com intensa agenda de reuniões, o Visit Iguassu está presente na feira internacional de turismo, a World Travel Market Latin America. A WTM atrai, por ano, 27 mil profissionais e