Trade turístico de Foz do Iguaçu recebe capacitação para melhorar experiência dos turistas internacionais

Workshop, que tem parceria entre Embratur e Sebrae Nacional, abordou uso da inteligência artificial para tornar destino mais atrativo para viajantes estrangeiros; Treinamento irá passar pelos 27 estados do país.

Mais de 544 mil turistas estrangeiros desembarcaram no Paraná em 2023. Segundo o Portal de Dados da Embratur, Paraguai, Argentina e Estados Unidos são os países que mais enviaram visitantes ao estado paranaense neste ano. No estado, um dos principais destinos turísticos procurados pelos visitantes estrangeiros é a cidade de Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste do estado, na fronteira com Argentina e Paraguai.

Em função dessa alta demanda, o trade turístico da região está sempre se qualificando para melhorar a experiência dos visitantes. Com a finalidade de apontar inovações, desafios e tendências, a Embratur esteve em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira (17), para capacitar 25 representantes do setor turístico da cidade, entre eles representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH – PR), Convention Bureau (Visit Iguaçu), secretaria de Turismo do Paraná, Prefeitura de Foz do Iguaçu, agências e guias de turismo, além de gestores de turismo das regionais do Sebrae de Curitiba, Ponta Grossa e Pato Branco.

A capacitação, uma parceria da Embratur e do Sebrae, oferece orientações de como qualificar a oferta de experiências nos destinos turísticos brasileiros com o uso da inteligência de dados. O treinamento foi ministrado pelo assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, que abordou a criação de experiências autênticas em Foz do Iguaçu, a sustentabilidade do destino, a gestão e o fortalecimento de marca e as tendências do setor para atrair mais turistas estrangeiros.

“Foz do Iguaçu é um destino maduro para o turismo internacional. Já recebem turistas estrangeiros e possuem diversas experiências, para além das belas Cataratas, que atendem este público. Mesmo assim, falar sobre novas tendências na promoção e competitividade internacional, dados atualizados e casos inspiracionais, que é muito do que fazemos neste workshop, ajudará o trade de Foz do Iguaçu a se manter moderno, criativo e inovador, sempre antecipando as oportunidades para continuar bem recebendo os estrangeiros”, explicou.

Durante a oficina foram apresentados os números do Painel de Dados do Turismo, uma nova plataforma digital de dados da Embratur, que detalhou que mais de quatro milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil, entre janeiro e agosto de 2023. A gestora de projetos de turismo do Sebrae-PR, Maisa Silvestre, acredita que os dados apresentados no workshop podem apontar um caminho mais assertivo na promoção de Foz do Iguaçu na vitrine do turismo internacional. No último feriadão prolongado deste ano, de 12 a 15 de outubro, por exemplo, o Parque Nacional do Iguaçu, um dos principais atrativo da cidade, recebeu 38.832 visitantes de todas as regiões do Brasil e de 62 nacionalidades, de acordo com a concessionária Urbia Cataratas.

“Depois da pandemia pudemos pensar menos no ter, e sim, no ser, inclusive no turismo. E as experiências em turismo trazem esse sentimento. Os dados da Embratur nos mostraram que esse é o caminho de nossas apostas para montarmos um plano de ação para que a nossa tomada de decisão seja mais assertiva para atrairmos esses turistas estrangeiros para cá e promovermos as experiências que são muito maiores do que os destinos em si”, revelou Maisa Silvestre.

A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur “Guia para a competitividade e promoção internacional” pretende visitar os 27 estados do país. O próximo estado a receber o treinamento será o Rio Grande do Norte, no dia 23 de outubro.

A gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Monica Eliza Samia, explica que o turista estrangeiro não tem procurado o Brasil apenas como destino para fazer uma viagem panorâmica, por isso a importância de realizar o wokshop para qualificar o trade turístico pelo país. “A gente quando fala de experiência turística é no sentido de trazer esse visitante para vivenciar a nossa cultura e a nossa natureza não como um espectador, mas como um ator. A gente quer trazer o turista para dentro, para ele interagir, para ele conhecer as pessoas, para ele conhecer o nosso jeito de viver”, explica a gestora.

Capacitação — O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” iniciou em julho deste ano. As equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram onze estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Macapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro e Paraná. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros até o final deste ano. A ideia é capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo.

“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Embratur

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