Foz do Iguaçu como cenário de documentários para o mundo todo

A ação, coordenada pelo Visit Iguassu, reforçou o posicionamento de Foz do Iguaçu como destino estratégico para produções audiovisuais internacionais

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, o Destino Iguaçu, com atuação direta de Itaipu Binacional e coordenação do Visit Iguassu, através da Gestão Integrada do Turismo, recebeu uma press trip organizada pela Grifa Filmes, com produtores internacionais de audiovisual. A visita, que proporcionou o primeiro contato de 27 produtores de diversos países, com Foz do Iguaçu, foi envolta de surpresas significativas e uma programação repleta de cultura e conhecimento sobre um Destino que pode ser cenário de muitos documentários.

A oportunidade surgiu como uma atividade complementar, para algumas das melhores produtoras selecionadas, que estavam no World Congress of Science and Factual Producers, que aconteceu no Rio de Janeiro na primeira semana de dezembro, pela primeira vez na América Latina.

Na press trip em Foz do Iguaçu, 20 produtoras estavam representadas, entre elas National Geographic, Walt Disney Company, Elviento Estudio, BW Production, HHMI Tangled Bank Studios, PBS NATURE, WNET, Yap Films, S4C, Documentary Campus, Wall To Wall, Curiosity Films, Lion TV, Trace Elements Media, France Télévision, Beetz Brothers, Terranoa, Sideways Film, Gedeon Media Group , Alfred P. Sloan Foundation e Grifa Filmes.

Locais como Itaipu Binacional, Mercado Público Barrageiro, Yup Star Foz, Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves, AquaFoz, Macuco Safari, Cataratas do Iguaçu e Casa do Chef, fizeram parte do roteiro que apresentou Foz do Iguaçu de uma forma rica, valorizando a história, a cultura a gastronomia e a atratividade da região, maximizando o tempo dos convidados na cidade. A expectativa é que a visita traga desperte o interesse dos convidados para futuras produções audiovisuais.

Alcides Moreno, da Grifa Filmes fala sobre a ação: “No dia 2 de dezembro de 2024, em reunião na sede da Itaipu, em Brasília, surgiu a ideia de levar uma delegação internacional a Foz do Iguaçu após o World Congress of Science and Factual Producers, com o objetivo de impactar decision makers e mostrar o potencial do Brasil para grandes produções audiovisuais. Em Foz do Iguaçu, com o apoio da Itaipu e do Visit Iguassu, a experiência superou as expectativas. A organização, os guias e o destino foram amplamente elogiados, e projetos como o Onças, Chefs Tales e as Cataratas despertaram grande interesse de produtoras internacionais. Seguimos confiantes de que essa iniciativa plantou sementes que renderão excelentes frutos para o Destino Iguaçu.”

Aline Teigão, da Itaipu comentou sobre a ação: “A ação é importantíssima para o destino, pois reunimos in loco grandes decision makers e produtores de conteúdo de vários países, o que pode se desdobrar em produções internacionais voltadas à natureza, inovação e tecnologia, tendo nosso destino como protagonista. Temos muito potencial para gerar conteúdo de qualidade para TVs e plataformas de streaming do mundo todo. O planejamento e organização do Visit foi fundamental para a ação, especialmente na curadoria do roteiro, que foi impecável.”

Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, fala sobre a importância de ações como esta: “Essa ação mostra, na prática, como o trabalho integrado fortalece o Destino Iguaçu. Receber produtores internacionais de audiovisual, muitos deles de alguns dos maiores canais e estúdios do mundo, é uma oportunidade estratégica de posicionar Foz do Iguaçu como cenário e conteúdo para produções que alcançam milhões de pessoas globalmente. Mais do que apresentar nossos atrativos, mostramos a diversidade cultural, a infraestrutura e o potencial narrativo da região, criando conexões que podem se transformar em documentários, séries e projetos que levam a imagem do Destino Iguaçu para diferentes públicos e mercados ao redor do mundo.”

Crédito das fotografias: Visit Iguassu

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados