A bióloga que está a frente do Projeto Onças do Iguaçu conquistou a premiação internacional que é considerada “Oscar Verde”
Na última quarta-feira, 30 de abril, Yara Barros, bióloga de formação, doutora em zoologia e Coordenadora Executiva do Projeto Onças do Iguaçu, foi reconhecida com o “Oscar Verde”, uma premiação de destaque internacional na área da conservação. À frente do projeto desde 2018, Yara já atuou com a ararinha-azul, uma das aves mais ameaçadas de extinção, e atualmente dedica-se à proteção das onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu.
De acordo com Yara Barros: “Esse prêmio é um reconhecimento por 30 anos de trabalho dedicados à conservação, um trabalho muito comprometido e eficiente que a nossa equipe do Projeto Onças do Iguaçu vêm desenvolvendo.”
Whitley Award for Nature
O Whitley Award for Nature, popularmente conhecido como o “Oscar da Conservação”, é um prestigiado prêmio anual concedido pelo Whitley Fund for Nature (WFN), uma organização beneficente sediada no Reino Unido. A premiação destaca e valoriza líderes comunitários do Sul Global que desenvolvem iniciativas de conservação da natureza com resultados significativos e impacto duradouro.
Projeto Onças do Iguaçu
O Projeto Onças do Iguaçu é um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria com o Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Pró Carnívoros, CENAP/ICMBio e WWF Brasil. A principal missão do projeto, é a conservação da onça-pintada como espécie chave da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu e região, já que o parque está localizado entre 14 cidades.
Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu fala sobre o apoio ao projeto: “O Visit Iguassu tem orgulho de ser parceiro do Projeto Onças do Iguaçu, uma iniciativa que vai além da conservação da biodiversidade, ela fortalece a identidade do nosso Destino como referência em turismo sustentável. O reconhecimento internacional da bióloga Yara Barros com o Whitley Award for Nature, o ‘Oscar Verde’ da conservação, é motivo de grande celebração para todos nós. Parabenizamos Yara e sua equipe por esse feito extraordinário, que inspira e eleva ainda mais o nome de Foz do Iguaçu no cenário mundial”.
Crédito da fotografia: Divulgação WFN