Visit Iguassu: impulsionando o turismo em Foz do Iguaçu

Instituto de Promoção Turística cria ambiente oportuno de negócios para as 115 empresas associadas

Foz do Iguaçu está entre as cidades do País que mais recebem turistas brasileiros e estrangeiros e esse protagonismo do Destino Iguaçu é resultado de um trabalho da união de esforços das iniciativas pública e privada, desenvolvido pelas instituições que compõem Gestão Integrada do Turismo, da qual faz parte o Visit Iguassu. O Instituto de Promoção Turística do Iguaçu é uma entidade sem fins lucrativos, mantida e formada 100% pela iniciativa privada ao congregar empresas de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, que busca ampliar o volume de negócios por meio da atividade turística. Focada no marketing e promoção turística para atrair mais visitantes de lazer, negócios e eventos, possui a missão de desenvolver de forma estratégica, e sustentável, o turismo do Destino Iguaçu.

Oportunidades de negócios para associados

É no formato associativo que a entidade, com mais de 16 anos de existência, cumpre seus objetivos estatutários com responsabilidade, profissionalismo e transparência. A relevância frente ao setor é porque o Visit Iguassu busca soluções de forma conjunta para gerar novas demandas e oportunidades de negócios e eventos para empresas associadas que entregam produtos e serviços turísticos. Entre as categorias estão hotéis, atrativos turísticos, gastronomia, empresas de serviços para eventos, agências de viagens e comércio, entre outras. “Ao filiar-se, a empresa passa a ser associada a uma categoria específica, contribuindo com um valor de mensalidade, tendo como contrapartida um hall de benefícios que contribuem para a divulgação do produto ou serviço associado para os clientes do Destino”, explica Simone Gogemski, da Assessoria Estratégica de Projetos.

Já os hotéis associados repassam o valor correspondente a arrecadação da taxa de turismo, contribuição feita pelos hóspedes, prática utilizada em centenas de cidades em todo o mundo que possuem uma associação no mesmo formato do Visit Iguassu, que é o Convention Bureau da cidade. Toda a arrecadação é utilizada pelo Visit Iguassu para criar ambientes que oportunizem negócios entre clientes do Destino Iguaçu e empresas associadas, visando o crescimento geral de toda a cadeia produtiva do turismo através da realização de ações de promoção que geram o incremento do fluxo de visitantes para a nossa região. Atualmente são 115 empresas associadas.

Agenda intensa em 2024

“Temos credibilidade e somos bem conectados, alinhados ao planejamento da Gestão Integrada do Turismo. Trabalhando juntos, conseguimos garantir negócios e fomentar a imagem do Destino Iguaçu como um destino vibrante, acolhedor e perfeito para a realização de eventos e viagens de lazer”, pontua o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes.

O ano de 2024 tem sido marcado por uma intensa agenda de ações como a participação em feiras nacionais e internacionais de turismo; mobilização pela manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse); realização de workshops para agentes de viagens no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Nordeste; e o lançamento de campanhas com a RPC e portal de notícias G1, para impulsionar o período da baixa temporada. Segundo Jaime, a colaboração e apoio dos associados é essencial para o fortalecimento do Visit, considerado um dos Convention & Visitors Bureau mais atuantes do país.

Equipe do Visit Iguassu

De janeiro até agora foram sete eventos captados, com total de 6.100 participantes; 14 eventos em processo de captação, com 15.380 participantes previstos; oito eventos apoiados, em torno de 2.950 participantes; sete visitas técnicas realizadas e um famtour de imersão do destino para 13 representantes de organizadores de eventos. Para potencializar a divulgação e promoção do Destino, até o momento, o Visit Iguassu apoiou 14 ações com influenciadores e 15 com a imprensa.

Nesse período, o Visit Iguassu coordenou, através da Gestão Integrada do turismo, alguns passos estratégicos para aumentar a presença do Destino Iguaçu nos Estados Unidos com o retorno ao quadro de associados da USTOA (Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos) e a contratação da Global Vision Access, empresa de representação de Destinos, que tem a missão de ampliar significativamente a visibilidade e o alcance de Foz do Iguaçu nos EUA e Canadá com ações direcionadas tanto para o trade quanto para a mídia. “Tudo isso somado é bastante significativo e irá trazer resultados positivos para o Destino Iguaçu e gerar negócios para as empresas associadas”, concluiu o presidente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados