Competição inédita encantou o público e integrou a programação do MB Geek com música, dança e performances marcantes dos mascotes
No último domingo, dia 28 de setembro, o Destino Iguaçu recebeu um evento inédito, cheio de ritmo e diversão, que foi a realização da Copa Mascote 2025. Promovido e organizado pelo Visit Iguassu, com apoio do Mercado Público Barrageiro e Itaipu Parquetec. O evento foi realizado dentro da programação oficial do MB Geek, que aconteceu no Mercado Público Barrageiro e reuniu cerca de 7.300 pessoas durante um dia inteiro de programação.
A Copa Mascote foi uma competição de música e dança que reuniu mascotes de empresas associadas ao Visit Iguassu em apresentações criativas e cheias de energia. Cada mascote teve a oportunidade de encantar o público e conquistar os jurados, disputando sua permanência na competição.
Mascotes participantes
Nesta primeira edição, os participantes foram: Binho, o Lobinho do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention; Mia, a onça pintada do Blue Park; Moara, a onça pintada da MMC Turismo; Mr. Wish, o urso do Wish Foz do Iguaçu Resort; Naipi, da Naipi e Tarobá Presente, protagonista da lenda indígena que dá origem às Cataratas do Iguaçu e o Yup, um ser alado do Planeta Star, o mascote da Roda Gigante Yup Star Foz.
O Quati, mascote oficial do Visit Iguassu, e a Capi, a capivara mascote do Turismo Itaipu, foram os grandes anfitriões da Copa Mascote, recepcionando os competidores, animando o público e conduzindo a festa com muita energia.
Mariana Ritchie, Coordenadora Comercial do Turismo Itaipu Parquetec, comenta sobre a participação da empresa na Copa Mascote: “Foi uma honra para nós, do Itaipu Parquetec, receber a Copa Mascote no Mercado Público Barrageiro e participar com a nossa Capivara do Turismo, que junto ao Quati do Visit Iguassu, encantaram o público como anfitriões desta festa. Ter os mascotes se expressando e interagindo com o público com tanta alegria, reforça o quanto iniciativas como essa fortalecem o turismo, nos aproximam do público e valorizam a identidade local”.
Jurados, finalistas e o grande ganhador
As apresentações foram avaliadas por três jurados do setor artístico e cultural de Foz do Iguaçu, que consideraram critérios como criatividade, sincronia, interação, originalidade e expressão corporal. Os jurados foram Francielle Lopes, psicóloga, jornalista, apresentadora e palestrante; Jean Milan, bailarino, coreógrafo, diretor e produtor cultural; e Luccas Zanatta, ator, professor e diretor de teatro.
Para Francielle Lopes: “Foi uma experiência maravilhosa participar como jurada da Copa Mascote. É incrível ver como os mascotes conseguem encantar tanto as crianças quanto os adultos, ver como eles aproximam as empresas do público, trazendo leveza e alegria. Acho muito importante que existam eventos como esse, que valorizam esse trabalho e dão visibilidade a esses personagens que viram a marca da empresa e ficam na memória das pessoas. Foi um privilégio fazer parte disso”.
Os três finalistas foram Binho, Yup e Mr. Wish. Cada um deles se apresentou individualmente, conquistando o público com coreografias criativas e cheias de energia. O grande vencedor foi o Binho, que garantiu o troféu com uma apresentação repleta de personalidade.
Munir Calaça, CEO do Recanto Cataratas Resort, fala sobre a organização do evento e sobre a vitória do Binho: “Ficamos muito felizes com a vitória do nosso Binho na primeira edição da Copa Mascote. Foi uma experiência divertida e emocionante, que nos encheu de orgulho ao conquistar o troféu após disputar com tantos mascotes que deram um show de criatividade e carisma. Mais do que um mascote, o Binho é um símbolo do Recanto Cataratas, transmitindo de forma lúdica e afetuosa a essência do nosso empreendimento e fortalecendo a conexão com hóspedes e visitantes. Esperamos que, nas próximas edições, mais atrativos tragam seus personagens para o palco, tornando esse encontro ainda mais divertido. Queremos parabenizar a todos os envolvidos por tornar esse evento possível: o Visit Iguassu, o Mercado Público Barrageiro e o MB Geek”.
Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu, enfatiza a importância do evento para a proximidade de forma descontraída entre o Visit Iguassu e os associados: “A Copa Mascote mostrou de forma leve e divertida a força da criatividade do nosso Destino. Foi um momento de integração entre empresas associadas, moradores e visitantes, reforçando o quanto o turismo também pode ser celebrado com cultura, entretenimento e carisma”.
Crédito das fotografias: Ricardo Fazzolo Machado