O reconhecimento foi impulsionado pela fama internacional das Cataratas do Iguaçu
Foz do Iguaçu recebeu mais um importante título, a cidade foi eleita como melhor destino de cachoeira do Brasil na estreia da categoria na pesquisa Viaja São Paulo, realizada com moradores da capital paulista. Somando 13% das menções, o município paranaense liderou a preferência do público, superando outras cidades que contam com quedas d’água por todo o país.
O reconhecimento foi impulsionado pela força das Cataratas do Iguaçu, localizadas no Parque Nacional do Iguaçu. Considerado um dos principais cartões-postais do turismo brasileiro e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o atrativo é contemplativo por natureza e a cada ano inova em novas trilhas e caminhos tornando o atrativo ainda mais imersivo.
Ainda assim, Foz do Iguaçu conta com roteiros em meio à mata e cachoeiras próprias para banho, como é o exemplo do circuito Iguassu Secret Falls. O percurso mais completo passa por quatro trilhas e cerca de 10 quedas d’água ao longo de 8 quilômetros, com saída pela manhã e retorno no fim da tarde.

Mesmo com a ampliação de experiências voltadas ao ecoturismo, o Parque Nacional do Iguaçu segue como o principal termômetro da atividade turística regional, recebendo cerca de dois milhões de visitantes por ano.
Em entrevista à Folha de São Paulo, a diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello: “O Parque Nacional do Iguaçu recebe, em média, 2 milhões de visitantes por ano. Com a soma de dados como a movimentação nos aeroportos e a ocupação hoteleira, o total de turistas que circulam anualmente por Foz chega a 5 milhões. Para 2025, a expectativa é de números ainda maiores. A visibilidade trazida pelas gravações iniciais da novela “Vale Tudo”, da TV Globo, colaborou com o aumento da procura. A trama, exibida em horário nobre, utiliza imagens das Cataratas em sua abertura. Além disso, o município recebeu novamente, até 10 de junho, a equipe do programa ‘Caldeirão do Mion’, também da emissora, para gravações da temporada de férias.”
Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu, fala sobre o reconhecimento: “Receber esse reconhecimento do público paulista reforça a força simbólica e turística das Cataratas do Iguaçu, um patrimônio que representa o Brasil no mundo. Foz do Iguaçu é muito mais do que um cartão-postal: é um destino completo, que alia natureza, estrutura e experiências únicas. Essa conquista nos inspira a seguir promovendo a cidade com excelência.”