Vizinho ao Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves é um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, além de ser um dos atrativos mais visitados de Foz do Iguaçu, ficando atrás apenas das Cataratas.
Fundado em 1994 por Dennis e Anna Croukamp, o Parque das Aves é uma instituição privada e dedicada exclusivamente à conservação das aves da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. Inserido em 16,5 hectares de floresta nativa, o local oferece uma experiência de conexão direta com mais de 1.500 animais, de 150 espécies, sendo mais de 90% nativas da Mata Atlântica.
Cerca de 50% das aves que vivem no Parque foram resgatadas de situações de tráfico e maus-tratos, e hoje recebem cuidados especializados para se recuperar e viver com bem-estar. Ao todo, trabalham no Parque das Aves aproximadamente 260 pessoas, incluindo uma equipe multidisciplinar que se dedica diariamente à saúde e à qualidade de vida dos animais.
Durante o passeio, os visitantes percorrem uma trilha imersiva, cercada pela vegetação da floresta e por viveiros de grandes dimensões, onde é possível ficar cara a cara com as aves. O circuito é autoguiado e conta com educadores ao longo do trajeto, promovendo aprendizado e encantamento a cada passo.
Além do cuidado com os animais, o Parque das Aves desenvolve projetos de conservação em parceria com ONGs, universidades, órgãos públicos e outros zoológicos, contribuindo para a proteção de espécies ameaçadas e a reversão da crise de conservação da avifauna da Mata Atlântica.
Visitar o Parque das Aves é mais do que um passeio inesquecível. É uma oportunidade de se conectar com a natureza, conhecer o trabalho de conservação que acontece ali todos os dias e fazer parte dessa transformação.