Por que incluir Foz do Iguaçu no roteiro das agências de viagem

Foz do Iguaçu no roteiro de agências de viagem é sinônimo de sucesso.

Bike Iguacu Cataratas do Iguacu | Créditos: Urbia+Cataratas

Localizada na região trinacional entre Brasil, Argentina e Paraguai, a cidade é um dos destinos turísticos mais completos da América do Sul! E uma aposta segura para quem trabalha com o setor de viagens e quer oferecer experiências que encantam.

Reconhecida mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Foz é o tipo de destino que une natureza, cultura, entretenimento e hospitalidade.

Para as agências de viagem, a cidade representa versatilidade, estrutura e alta satisfação do cliente, o que significa roteiros de fácil venda e alta recompra.
Neste artigo, você vai entender por que Foz do Iguaçu deve ocupar um lugar fixo nos catálogos de operadoras e agências de turismo.

Infraestrutura turística consolidada e conectividade 

O Destino Iguaçu é referência em termos de acessibilidade e conectividade. É possível chegar de forma facilitada por via aérea ou terrestre, seja por meio de carro próprio ou ônibus de linha, com voos diretos para as principais capitais brasileiras e conexões internacionais.

Aéreo

A região conta com três aeroportos internacionais, cada um deles em uma das cidades da região trinacional: o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu Cataratas (IGU) no Brasil, o Aeroporto Internacional Guarani (AGT) no Paraguai e o Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú (IGR) na Argentina.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu Cataratas (IGU) fica a menos de 20 minutos do centro de Foz do Iguaçu, com voos diretos e diários para São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília e Campinas. Além disso, há um voo internacional para o Chile e voos temporários para diversas cidades do Brasil, incluindo as regiões nordeste e centro-oeste.

O aeroporto foi totalmente reformado e conta com uma infraestrutura moderna e bem equipada para receber os turistas, como pontes de embarque e desembarque, salas VIP, free shop, lojas de souvenirs, opções de alimentação e amplo estacionamento.

Terrestre

Por via terrestre, o principal acesso para chegar em Foz é a BR-277, rodovia que atravessa o estado do Paraná de leste a oeste. Saindo de Foz do Iguaçu, são 637 km até Curitiba, 940 km para Florianópolis e 1.058 km para chegar a São Paulo, o que permite que a viagem seja feita de carro ou ônibus a partir desses destinos.

A Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu, atendida por 20 empresas de transporte, e com mais de 80 partidas diárias para diferentes regiões do país e países vizinhos. O local conta com uma praça de alimentação, lojas, internet, banheiros, guarda-volumes, lavanderia de autoatendimento, sala VIP e chuveiros.

Hospedagem

Foz do Iguaçu possui o 4º maior parque hoteleiro do Brasil, com cerca de 30 mil leitos/dia distribuídos entre hotéis, pousadas, hostels, parques de campismo e apart-hotéis.
A cidade oferece desde opções econômicas até hospedagens de alto padrão, contando com opções ideais para grupos, famílias e viajantes individuais. Confira aqui os melhores hotéis divididos em diferentes categorias:

Receptivo

Além disso, a cidade oferece serviço de receptivo especializado que abrange transporte de alta qualidade, passeios guiados por profissionais experientes e atendimento multilingue. Essas empresas garantem aos turistas, independentemente do perfil, praticidade, segurança e alta qualidade nos serviços.

Com essa estrutura robusta, a operação logística de grupos de turismo em Foz do Iguaçu se torna simples e eficiente, simplificando significativamente o trabalho das agências de viagens e dos receptivos locais.

Natureza exuberante e experiências únicas

Nenhum destino brasileiro combina grandeza natural e estrutura turística como Foz do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, abriga as impressionantes Cataratas do Iguaçu, com 275 quedas d’água que formam uma das paisagens mais admiradas do planeta.

Além da vista inigualável, o parque oferece experiências exclusivas ideais para roteiros diferenciados, como:

  • Amanhecer nas Cataratas: passeio antes do horário de abertura do parque, com vista das Cataratas ao nascer do sol e um café da manhã especial;
  • Pôr do Sol nas Cataratas: passeio às Cataratas após horário de funcionamento, com vista privilegiada do pôr do sol, música ao vivo e brinde;
  • Céu das Cataratas: passeio noturno com imersão na cosmologia dos povos originários, aliada ao conhecimento da ciência astronômica e vista privilegiada de corpos celestes.
  • Bike Poço Preto: passeio guiado de bicicleta no Parque Nacional do Iguaçu para explorar a exuberância da Mata Atlântica.
  • Macuco Safari: aventura  e contato direto com as quedas d’água das Cataratas através de um passeio que une selva, trilha e barco dentro do parque. 
  • Helisul Experience: saindo bem próximo a entrada do Parque Nacional do Iguaçu, o passeio que garante vista única das Cataratas por meio de um sobrevoo de helicóptero.

O Parque Nacional do Iguaçu também conta com diversas novas trilhas e caminhos disponíveis a todos os visitantes, como o Circuito São João, o Caminho das Bananeiras e a Trilha Canafístula, além de uma ciclovia pavimentada e imersiva em meio a Mata Atlântica.

E para uma experiência completa, o parque conta com alguns quiosques ao longo da trilha, dois restaurantes completos, o restaurante Cocar (no Centro de Visitantes do Parque) e o restaurante Canoas Mirim (ao final da Trilha das Cataratas) e o Espaço Usina (ao final do Circuito São João), que conta com cafés, chás e opções de alimentação.

Parque das Aves

E logo ao lado, o Parque das Aves oferece um passeio imersivo em uma trilha de 1.300 metros pela Mata Atlântica, abrigando mais de 1.400 aves em viveiros que permitem contato próximo. Mais do que uma atração, o Parque das Aves tem seu trabalho focado na conservação e recuperação de espécies ameaçadas, utilizando o turismo para gerar conscientização e proteger esse bioma vital.

Para complementar a experiência, o parque dispõe de um diversificado complexo gastronômico, com destaque para o Restaurante Sabores da Floresta, com vista para o Viveiro Imersivo das Araras. 

Além disso, para um contato ainda mais exclusivo com a missão do local, o Parque das Aves oferece o passeio guiado Pumuckel, uma imersão nos bastidores que inclui degustação de pratos com PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

AquaFoz

O AquaFoz é o primeiro aquário temático de Foz do Iguaçu, oferecendo uma experiência indoor ideal para os dias quentes. 

Com mais de 2 milhões de litros de água, o local abriga centenas de espécies e promove uma jornada imersiva pela rica biodiversidade dos Rios Paraná e Iguaçu, além de ecossistemas marinhos globais. 

Com tanques interativos e túneis de acrílico, combina lazer e aprendizado. Sendo perfeito para famílias e para quem busca uma atividade climatizada, enriquecedora e focada em conscientização ambiental no roteiro de viagem.

Iguassu Secret Falls

O Iguassu Secret Falls possui passeios de aventura que desvendam as mais belas cachoeiras secretas em Foz do Iguaçu, fora do circuito tradicional das Cataratas. 

Com passeios de meio período e dia inteiro, é ideal para ecoturistas e quem busca uma dose de adrenalina com contemplação! O atrativo oferece contato íntimo com a natureza virgem, proporcionando fotos espetaculares e uma perspectiva diferente da grandiosidade da região. É uma experiência altamente diferenciada que agrega aventura e exclusividade ao roteiro da agência.

Essas atrações fazem de Foz um produto turístico completo, ideal para incluir em pacotes de 3, 5 ou 7 dias.

Construções monumentais e celebração da diversidade cultural

Marco 3 Fronteiras | Créditos: Marcos Labanca

Mais de 80 etnias convivendo em harmonia fazem de Foz do Iguaçu um verdadeiro mosaico cultural. Essa diversidade se reflete na gastronomia, nas tradições religiosas e na hospitalidade local. 

Além da riqueza cultural, a cidade é um polo de engenharia e história, abrigando construções monumentais como a Itaipu Binacional, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, e o Marco das 3 Fronteiras, que celebra a união entre Brasil, Argentina e Paraguai. 

Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional não é apenas uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo e líder mundial em energia limpa e renovável. É também um dos maiores feitos da engenharia moderna e um complexo turístico imperdível em Foz do Iguaçu, oferecendo uma gama diversificada de roteiros que atendem a todos os perfis de visitantes, desde os mais curiosos até os aventureiros e amantes da natureza. 

Atualmente, o complexo turístico conta com as seguintes atrações:

  • Itaipu Panorâmica: passeio em ônibus climatizado que leva os visitantes aos mirantes mais estratégicos, com vistas impressionantes da grandiosidade da barragem.
  • Itaipu Especial: este passeio inclui uma visita interna que permite conhecer a sala de Comando Central e a imponente galeria dos geradores.
  • Refúgio Biológico Bela Vista: trilhas em uma reserva natural que protege a fauna e a flora locais, um compromisso da usina com a biodiversidade da região.
  • Itaipu Iluminada: espetáculo noturno em que a barragem se transforma em um palco de luzes e música. O passeio possui uma versão especial que inclui jantar e uma visita exclusiva à estrutura.
  • Itaipu by Bike: este roteiro permite explorar os mirantes e as áreas externas da usina em um passeio de bicicleta.
  • Ecomuseu: museu interativo e moderno que preserva e apresenta o acervo sobre a história, a construção da barragem e a rica biodiversidade da região.
  • Mercado Público Barrageiro: novo espaço de convivência e gastronomia que reúne produtores locais, gastronomia regional e programação cultural diversificada.

Incluir a Itaipu no roteiro de agências de viagem é garantir aos clientes uma experiência completa que une tecnologia, sustentabilidade e lazer.

Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é um local de beleza ímpar e muito significado histórico, onde os rios Iguaçu e Paraná convergem, marcando o encontro das fronteiras do Brasil, Paraguai e Argentina.  O complexo turístico oferece uma experiência completa que harmoniza paisagens naturais deslumbrantes com rica cultura local, apresentações artísticas e uma gastronomia que celebra a diversidade da região trinacional. 

O Marco das Três Fronteiras é um ponto de visita obrigatório para o visitante que deseja  contemplar a união geográfica e cultural da América do Sul.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

A Mesquita Omar Ibn Al-Khattab é um dos pontos de visitação mais notáveis de Foz, refletindo a rica diversidade cultural e religiosa do município. Erguida em 1983, ela é um marco da comunidade muçulmana local, majoritariamente composta por descendentes de libaneses e palestinos. 

Sua arquitetura impressionante, com cúpulas e minaretes majestosos, e seu interior ricamente decorado com caligrafias e motivos islâmicos, proporcionam aos visitantes uma imersão na cultura e na fé islâmica. 

A Mesquita está aberta para visitação, sendo uma parada essencial para quem busca entender a pluralidade de Foz do Iguaçu, que abriga harmoniosamente muçulmanos, cristãos e outras comunidades.

Templo Budista Chen Tien

O Templo Budista Chen Tien é um dos pontos mais emblemáticos de Foz do Iguaçu, destacando-se por ser o segundo maior da América Latina. O complexo conta com uma arquitetura imponente e rica em detalhes tradicionais, com diversas estátuas de Buda, incluindo a impressionante do Buda Maitreya com cerca de 7 metros de altura. Seus terraços são adornados com mais de 120 estátuas menores voltadas para o leste, simbolizando a China. 

Localizado em uma área elevada, proporciona uma deslumbrante vista panorâmica da cidade, reforçando o caráter multicultural e cosmopolita de Foz do Iguaçu. Incluí-lo no roteiro é oferecer um atrativo que combina beleza arquitetônica, significado cultural e um momento de relaxamento.

Com essas características multiculturais, Foz do Iguaçu é uma cidade cosmopolita e segura, acostumada a receber turistas de todo o mundo e com receptividade reconhecida internacionalmente.

Atividades para todas as idades e gostos

Foz do Iguaçu é um destino completo, que combina atrações naturais e urbanas. Entre os destaques que não podem faltar no roteiro estão:

  • Dreams Park Show: complexo com Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, Maravilhas do Mundo, Dreams Motor Show, Eco Park Foz o incrível Dreams Ice Bar, o bar de gelo mais divertido do sul do Brasil;
  • Wonder Park Foz: com o Movie Cars, Show das Águas, Lumina Park, Big Land e Bonnie’s Burger, uma incrível mistura de nostalgia e arte;
  • Blue Park Foz: o maior parque aquático de águas termais do Sul do Brasil;
  • Yup Star Foz: roda-gigante de 88 metros com cabines climatizadas e vista panorâmica da região trinacional;

Diversão, gastronomia e compras: experiências que encantam 

Gastronomia

Além das atrações naturais e da infraestrutura de ponta, o Destino Iguaçu é um verdadeiro polo gastronômico multicultural. Oferecendo uma vasta gama de opções para todos os paladares. A experiência culinária se estende além da fronteira, onde os Restaurantes em Foz do Iguaçu e os Restaurantes em Puerto Iguazú se unem para proporcionar uma viagem de sabores, do tradicional churrasco e cozinha regional brasileira e argentina à alta gastronomia internacional.

Diversão

Para uma noite vibrante e culturalmente rica, o Madero Tango em Puerto Iguazú/ Argentina oferece uma das experiências de tango mais sofisticadas e emocionantes da região da Tríplice Fronteira. O local combina um jantar gourmet de alta gastronomia com um espetáculo de dança de tirar o fôlego. Apresentando dançarinos e músicos de primeira linha que celebram a paixão e a história deste ritmo tradicional.

Já o Cassino Acaray, localizado em Ciudad del Este/ Paraguai, é uma excelente opção para quem busca entretenimento e diversão noturna. Com um ambiente elegante e moderno, o cassino oferece uma variedade de jogos de mesa tradicionais como roleta, blackjack e pôquer. Além de uma ampla seleção de máquinas caça-níqueis.

Compras

Para completar o roteiro, o turismo de compras é um atrativo à parte na região trinacional. Com a conveniência de ter acesso a Paraguai e Argentina a poucos minutos de Foz do Iguaçu, os visitantes encontram desde shoppings modernos até os famosos frees shops com uma variedade de produtos importados.

Nesse cenário, um dos principais destaques para quem busca compras internacionais é o Shopping China em Ciudad del Este, no Paraguai, que é reconhecido por sua imensa variedade de produtos, que vão desde eletrônicos, perfumes e cosméticos até itens para casa e vestuário. O complexo apresenta 94.000 m², distribuído em nove andares. Com três níveis comerciais, 1.000 vagas de estacionamento, completa praça de alimentação com marcas internacionais e circulação ampla, planejada para alto fluxo de visitantes. Sendo um dos maiores centros de compras da América Latina e parada obrigatória para quem visita a região.

Outra excelente opção é o Duty Free Shop Puerto Iguazú, na Argentina. Este free shop oferece um ambiente sofisticado, com foco em produtos de luxo, bebidas, tabacaria e perfumes. A experiência de compras é diferenciada e conta com preços competitivos, atraindo muitos turistas que buscam aliar turismo a compras de produtos de marca.

Com opções de compras no Brasil, Paraguai e Argentina, o destino Iguaçu conta com uma combinação perfeita para todos os estilos de viajante.

Suporte especializado para o trade turístico

Por trás de toda essa estrutura está o Visit Iguassu, o Convention & Visitors Bureau de Foz do Iguaçu. A entidade representa mais de 120 empresas associadas, incluindo hotéis, agências, atrativos turísticos, restaurantes e espaços de eventos, oferecendo apoio direto ao trade turístico.

O Visit Iguassu promove o destino no Brasil e no exterior, fornece materiais e workshops de capacitação, contatos oficiais e suporte institucional para operadoras e agências que desejam comercializar o Destino Iguaçu com segurança e diferenciação.

Grande parte dos investimentos para desenvolver este trabalho é proveniente da taxa de turismo, um valor simbólico por diária pago pelos turistas em sua hospedagem e repassado pelos hotéis associados. Essa taxa é integralmente destinada ao Visit Iguassu, sendo essencial para o trabalho da instituição e reinvestida em ações de promoção que visam atrair mais turistas. Fortalecendo todo o ecossistema turístico da cidade.

FAQ – Perguntas Frequentes 

1. Por que incluir Foz do Iguaçu no roteiro de agências de viagem?

Foz do Iguaçu é um destino completo, que combina natureza, cultura, compras e infraestrutura de alto nível. É ideal para agências que buscam produtos de boa comercialização e experiências com alto índice de satisfação.

2. Qual o perfil de turista que mais se identifica com Foz do Iguaçu?

A região agrada a todos os perfis: famílias, casais, solteiros, grupos, estudantes e empresas. Reúne natureza, aventura, cultura e compras, o que permite às agências criar roteiros sob medida.

3. Qual a melhor época do ano para visitar Foz do Iguaçu?

Foz do Iguaçu pode ser visitada o ano inteiro. A paisagem é encantadora tanto na época chuvosa, quando a vazão das quedas aumenta, quanto na época mais seca, quando o contorno das cascatas fica mais delineado.

Em Foz do Iguaçu, o verão é longo e caloroso, e o inverno é curto e ameno. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 12 °C a 32 °C e raramente é inferior a 4 °C ou superior a 36°C. O mês mais chuvoso em Foz do Iguaçu é outubro, e o mês menos chuvoso é agosto.

4. Quantos dias são recomendados para explorar o Destino Iguaçu?

O período mínimo recomendado para aproveitar o destino Iguaçu é de quatro dias. No entanto, o destino oferece uma variedade tão grande de atrações e atividades que é possível criar roteiros diversificados e completos para viagens de sete dias. Dependendo do ritmo e interesses dos visitantes.

5. Onde as agências podem obter informações atualizadas sobre a região trinacional?

O Visit Iguassu oferece suporte técnico e promocional às agências, com informações atualizadas, contatos de fornecedores e materiais de capacitação. Para mais informações, consulte nosso site iguassu.com.br e perfil no Instagram @visit.iguassu.

Conclusão

O Destino Iguaçu se vende por si só. Com natureza deslumbrante, infraestrutura completa, opções de compras, acesso a três países em uma só viagem e uma rede sólida de apoio ao trade! A região é indispensável em qualquer portfólio de agências de viagem.

Além de ser um dos principais destinos turísticos do Brasil, Foz do Iguaçu oferece logística simplificada, experiências inesquecíveis e alta taxa de satisfação dos visitantes, ingredientes ideais para pacotes de sucesso. 

Confira o Guia do Visitante, um material completo que preparamos com todas as informações que você precisa saber para vender Foz do Iguaçu com segurança aos seus clientes.

Foz do Iguaçu: o Destino do Mundo e o próximo destaque do seu catálogo de viagens.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados