Com extensão homologada, Aeroporto de Foz do Iguaçu passa a contar com a segunda maior pista do Sul do país

Com extensão homologada, Aeroporto de Foz do Iguaçu passa a contar com a segunda maior pista do Sul do país

Foz do Iguaçu, 2 de outubro de 2025 – A Motiva, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, comunica a finalização do processo de homologação da extensão da pista de pousos e decolagens, liberada para uso a partir desta quinta-feira, 2 de outubro. Às 6h09, ocorreu a primeira decolagem na nova estrutura – uma aeronave AZUL com destino a Curitiba. O primeiro pouso – de aeronave JetSmart vinda de Santiago do Chile – às 8h38.

Foz do Iguaçu passa a ser a segunda maior pista da região Sul do Brasil, com 2.705 metros de comprimento. A homologação da extensão da pista não estava prevista no contrato de concessão, assinado pela Motiva Aeroportos (então CCR Aeroportos) em 2021. Diante do impasse com a antiga operadora do aeroporto quanto à responsabilidade pela homologação, a concessionária mobilizou esforços e investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, valor maior que o previsto e divulgado inicialmente devido às necessidades que surgiram durante a execução das intervenções.

Para atender aos requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Brasil (RBAC), exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram feitas diversas obras.

Com extensão homologada, Aeroporto de Foz do Iguaçu passa a contar com a segunda maior pista do Sul do país
Primeira decolagem na pista, às 6h09 – Motiva Aeroportos

“Realizamos readequações e implantação de drenagem de pavimento, sinalizações horizontais, balizamento, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos meteorológicos e auxílios à navegação aérea, tratamento de obstáculos, entre outros ajustes, para que a extensão da pista de pousos e decolagens pudesse ser homologada. Todo esse trabalho, em uma área altamente controlada, demandou tempo e esforço das equipes da Motiva Aeroportos”, explica o Diretor de Contratos da Motiva Aeroportos, Rodrigo Abdala.

Vinícius Bueno, Gerente do Aeroporto Internacional de Foz, destaca que a homologação consolida um importante ciclo de investimentos no terminal. “O aeroporto passou por um amplo processo de reforma e modernização, na ordem de R$ 390 milhões. O terminal de passageiros foi ampliado 5 mil m², temos uma nova área de check-in, uma nova e confortável área de embarque e aumento da capacidade do pátio de aeronaves, por exemplo. Hoje, a região conta com um aeroporto à altura de um dos principais cartões-postais do Brasil.” 

A Motiva Aeroportos agradece a parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Foz do Iguaçu, a Anac, o Governo do Paraná e a Prefeitura de Foz do Iguaçu durante os trabalhos necessários para a homologação. 

Motiva Aeroportos

Assessoria de Imprensa

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados