O nome oficial é Saltos Monday, mas poderia ser Cachoeiras do Monday ou ainda Cataratas do Monday. As Cataratas do Rio Monday se encontram na cidade de Presidente Franco, no Paraguai, ao lado de Foz do Iguaçu, e faz parte dos atrativos turísticos e área de preservação da Região Trinacional. Os Saltos do Rio Monday estão localizados em um Parque Municipal de 9 hectares e protegidos, à margem direita, pela Reserva Natural Privada Maharishi, com cerca de 450 hectares. As águas que passam pelas cachoeiras, com uma vazão média de 100 metros cúbicos por segundo, despencam, sem aviso prévio, de uma altura de 40 metros, a metade da altura dos saltos das Cataratas do Iguaçu.

Bandeira do Paraguai sendo levantada em um dos mirantes do Parque Aventura Monday
Bandeira do Paraguai sendo levantada em um dos mirantes do Parque Aventura Monday

O Parque Municipal, concessionado à iniciativa privada, possui estrutura para receber visitantes, com restaurante, bar, banheiros, estacionamento e um elevador que permite acessar a base dos saltos. A estrutura inclui mirantes que possibilitam a vista dos saltos, que são parte da família de cachoeiras grandes e pequenas da Terra das Muitas Águas, caracterizadas pela presença da Mata Atlântica, do basalto negro e por uma fauna e flora ricas.

Quem visita os Saltos Monday pode se programar para explorar opções de atividades de aventura e lazer. Os 450 hectares da Reserva Maharishi são considerados como uma importante amostra do Bosque Atlântico do Alto Paraná (BAAP), no Alto Paraná (estado localizado ao leste do Paraguai). O “Bosque Atlântico” do Alto Paraná é como os paraguaios chamam a Mata Atlântica. O espaço serve de lar para 59 espécie de plantas, 20 espécies de orquídeas e 277 espécies de pássaros, sendo que sete destas espécies de pássaros estão ameaçadas de extinção.

Pássaro

Ainda na margem direita, ligada ao Parque Municipal, está o Parque Aventura Monday, com mais de sete hectares e oferta de atividades como rafting, tirolesa, arborismo e arqueria (arco e flecha). Do lado oposto do Parque Aventura Monday está a Reserva Maharishi que, também, oferece atrações centradas na aventura, contemplação da natureza e vista para os Saltos Monday. Existe uma travessia que permite ligar as duas atrações.

Monday é o nome do rio onde estão os saltos. A palavra “Monday” não tem nada a ver com “segunda-feira” em inglês. “Mondá” significa “ladrão” e “Y” significa água, em guarani, um dos idiomas oficiais do Paraguai, junto com o espanhol. “Monday” traz à mente a ideia de uma “água que sumiu” rapidamente. É o que acontece com alguém que, desavisadamente, venha navegando, crendo que o rio fluirá calmamente até a sua foz e, de repente, a água desaparece, deixando o barco sem “chão”. Daí, os guaranis terem atribuído a este fenômeno a imagem de uma “água roubada” ou de algo que roubou a água deixando a imaginação solta para perguntar: cadê a água que estava aqui?

Uma das atividades de aventura
Uma das atividades de aventura realizadas dentro do Parque Aventura Monday

Depois de milhões de anos de formação e, graças ao trabalho paciente da erosão, as Cataratas do Monday se encontram hoje onde e da forma que estão. Não faz muito tempo, geologicamente falando, que o rio Monday desembocava direto no rio Paraná, logo abaixo do Marco das Três Fronteiras, na Região Trinacional, onde dois rios (Iguaçu e Paraná) e três países (Argentina, Brasil e Paraguai) se encontram. Com a erosão, o salto retrocedeu até encontrar-se no local onde hoje está no Parque Municipal Monday, na cidade paraguaia de Presidente Franco, a 10 quilômetros da Ponte Internacional da Amizade que liga Brasil e Paraguai.

Depois do salto, o rio Monday prossegue sua viagem por mais seis quilômetros até concluir seu percurso de 170 quilômetros, entre as nascentes na Cordilheira de Caaguazú, localizada a noroeste do Paraguai, e o poderoso rio Paraná, um dos setes maiores do mundo. Os Saltos Monday é a contribuição paraguaia no quesito grandes cachoeiras na Região Trinacional.

As cataratas do Paraguai

A vazão média das quedas do Rio Monday, está próxima aos 100 metros cúbicos por segundo.Desta maneira, a vazão dos Saltos Monday, corresponde, em média, a cerca de 7% da vazão média das Cataratas do Iguaçu. Os saltos compartilham com as Cataratas do Iguaçu a mesma idade e formação geológica, a mesma vegetação ao seu redor, tanto a mata de grande porte como as que nascem nas rochas dos paredões dos saltos e até os mesmos pássaros, os taperuçus de cascatas (Cypseloides senex), que vivem, constroem ninhos e fazem magníficas revoadas em meio às neblinas dos Saltos Monday. Os visitantes do local também são recebidos com direito a um ou vários arco-íris, dependendo do encontro do sol com as gotas de água suspensas no ambiente, igual ao que acontece com sua irmã maior no rio Iguaçu.

Escrito por Jackson Lima | Produtor de Conteúdo