As Cataratas do Paraguai

O nome oficial é Saltos Monday, mas poderia ser Cachoeiras do Monday ou ainda Cataratas do Monday. As Cataratas do Rio Monday se encontram na cidade de Presidente Franco, no Paraguai, ao lado de Foz do Iguaçu, Brasil. Elas fazem parte dos atrativos turísticos e área de preservação da Região Trinacional. As Cataratas ou os Saltos do Monday, estão localizadas, pela margem esquerda, em um Parque Municipal de 9 hectares e protegidas, pela margem direita, pela Reserva Natural Privada Maharishi, com cerca de 450 hectares. As águas que passam pela cachoeira, com uma vazão média de 100 metros cúbicos por segundo, despencam, sem aviso prévio, de uma altura de 40 metros, a metade da altura dos saltos das Cataratas do Iguaçu.

Há dois atrativos que oferecem estrutura de visitação, para conhecer os saltos. Ambos, concessionados à iniciativa privada, possuem estrutura para receber visitantes como restaurante, bar, banheiros, estacionamento e um elevador que permite acessar a base dos saltos. A estrutura inclui mirantes que possibilitam a vista dos saltos, além da contemplação caracterizada pela presença da Mata Atlântica, do basalto negro e por uma fauna e flora ricas, ligadas ao ambiente da cachoeiras.

Quem visita os Saltos Monday pode programar-se para explorar opções de lazer e atividades. As 450 hectares da Reserva Maharishi são consideradas como uma importante amostra do Bosque Atlântico do Alto Paraná (BAAP), no Alto Paraná (estado) e da região leste do Paraguai, na fronteira. Bosque Atlântico do Alto Paraná é como os paraguaios chamam a Mata Atlântica.

O espaço serve de lar para 59 espécie de plantas, 20 espécies de orquídeas e 277 espécies de pássaros, sete das quais estão consideradas ameaçadas de extinção.

Ainda na margem direita, ligada ao Parque Municipal, há dois parques. O primeiro é o Parque Aventura Monday, com mais de sete hectares, oferecendo atividades como rafting, tirolesa, arvorismo e arqueria (arco e flecha). Um pouco mais para frente está o Parque Saltos Monday, que oferece atividades parecidas com o primeiro, com o diferencial do elevador que leva bem próximo às quedas. No lado oposto destes dois parques está a Reserva Maharishi, que também oferece atrações centradas na aventura, contemplação  da natureza e vista para os Saltos Monday. Existe uma travessia que permite ligar as duas atrações.

Veja o que você vai conferir neste conteúdo

O Rio

“Monday” é o rio onde estão os saltos. A palavra “Monday” não tem nada a ver com “segunda-feira” em inglês. “Mondá” significa “ladrão” e “Y” significa água em guarani. Língua oficial do Paraguai junto com o espanhol. “Monday” traz à mente a ideia de uma “água que sumiu” rapidamente. É o que acontece com alguém que desavisadamente venha navegando, crendo que o rio fluirá calmamente até a sua foz e, de repente, a água desaparece, deixando o barco sem “chão”.

Daí, os guaranis terem atribuído a este fenômeno a imagem de uma “água roubada” ou de algo que roubou a água deixando a imaginação solta para perguntar: cadê a água que estava aqui?

Depois de milhões de anos de formação e graças ao trabalho paciente da erosão, as Cataratas do Monday se encontram hoje onde estão. Não faz muito tempo, geologicamente falando, as quedas estavam próximas ao rio Paraná, logo abaixo do Marco das Três Fronteiras na região das Três Fronteiras onde dois rios e três países se encontram. Com a erosão, o salto retrocedeu até encontrar-se no local onde hoje está: no Parque Municipal Monday, na cidade de Presidente Franco, a 10 quilômetros da Ponte Internacional da Amizade.

Revoada de Andorinhões

Depois do salto, o rio Monday prossegue sua viagem por mais seis quilômetros até concluir sua viagem de 170 quilômetros entre as nascentes na Cordilheira de Caaguazú e o poderoso rio Paraná, um dos setes maiores do mundo. Os Saltos Monday é a contribuição paraguaia no quesito grandes cachoeiras nas Três Fronteiras. A vazão média do Rio Monday nas quedas d’água, fica na casa dos 100 metros cúbicos por segundo.

Os Saltos Monday compartilham com as Cataratas do Iguaçu a mesma idade e formação geológica, bem como a mesma vegetação, tanto a mata de grande porte, como as que nascem nas rochas dos paredões dos saltos. Até o mesmo os pássaros, como os taperuçus de cascatas (Cypseloides senex), que vivem, constroem ninhos e fazem magníficas revoadas em meio às neblinas dos Saltos Monday.

Os visitantes dos Saltos Monday também são recebidos com direito a um, ou vários, arco-íris, dependendo do encontro do sol com as gotas de água suspensas no ambiente, igual ao que acontece com sua irmã maior no rio Iguaçu.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

Visit Iguassu na WTM Latin America 2024

Com intensa agenda de reuniões, o Visit Iguassu está presente na feira internacional de turismo, a World Travel Market Latin America. A WTM atrai, por ano, 27 mil profissionais e