Na última quarta-feira (28), o Visit Iguassu realizou sua primeira Assembleia do ano de 2021, seguindo um modelo híbrido – presencial e via vídeo conferência. Na pauta, os demonstrativos financeiros do ano passado e o programa de trabalho para o ano corrente, além de um balanço das atividades e os esforços e realizações pela instituição nos primeiros meses deste ano.  

Desde que assumiu a gestão do Visit iguassu, em janeiro de 2020, o grupo de empresários liderados pelo presidente Felipe Gonzalez, foi a primeira reunião geral que teve a presença física de associados. O empresário comenta que sabia ter pela frente um cenário de desafios e lutas em busca da ampliação no número de visitantes de lazer e negócios para o Destino Iguaçu. Trabalho planejado na união e reintegração das instituições em atividades nacionais e internacionais de captação, mas que foi drasticamente alterado com a chegada da pandemia.

“Nenhum gestor em seus piores pesadelos, imaginou passar pelo que o mundo passou e ainda vem passando. Aqui, em Foz do Iguaçu, começamos a nos preocupar com a pandemia de cada um. Pois, assim como somos um Destino único, com atividade em três países, passamos a assistir, impossibilitados de quaisquer ações, ruir os planos de cada entidade, cada empresa, de cada funcionário, tudo isso do lado brasileiro, paraguaio e argentino. Hoje, na esperança de que o pior já tenha passado, podemos ainda assim avaliar que o Visit Iguassu está fazendo um ótimo trabalho. Tivemos que tomar atitudes nunca antes tomadas, cortamos na própria carne e mesmo assim conseguimos resultados para nossos associados e para a cidade”, avalia Gonzalez sobre as atividades de 2020 do Visit Iguassu.

Felipe Gonzalez

“Em 2020, buscamos trazer o associado para ter papel ativo na instituição. Dessa maneira, ainda podemos apresentar um balanço positivo e um planejamento para 2021, contando com uma retomada gradual, constante e segura”.

A Assembleia serviu como base para reafirmar o compromisso de fortalecer as ações em conjunto com a Gestão Integrada do Turismo. “Não temos nem como imaginar nossa retomada sem essa união. Durante esse processo, inédito para todos, tivemos uma atuação de muita união em prol do turismo de Foz. Com destaque para o papel de Itaipu. Sempre atuante, a binacional colocou um olhar muito positivo sobre o turismo, com campanhas, investimento e principalmente em material humano. Deram um verdadeiro suporte ao que precisávamos para ganhar folego e seguir trabalhando. Mesmo com a mudança de comando, com a saída do general Joaquim Silva e Luna e a entrada do novo diretor-geral brasileiro da usina, general João Francisco Ferreira, seguimos com uma boa comunicação e com apoio que avaliza nossa esperança em um turismo novamente promissor”, avalia o presidente do Visit.

Gonzalez também deu muito destaque a participação dos associados durante essa fase atípica. “O envolvimento e entendimento de nossos associados, que mesmo passando por situações adversas, foi primordial durante essa gestão até aqui. Tivemos poucas baixas em nosso quadro de associados e, mesmo esses, sabemos que será por um breve período. Essa manutenção e permanência da maioria, demostra a vontade de contribuir, o apoio e o espírito de luta para que a nossa cidade cresça como destaque em turismo”.

Projeção 2021

O momento com os associados serviu para apresentar as projeções ainda para 2021. Em Eventos, são esperadas algumas visitas de inspeções; três ações de visitas in loco, com objetivo de venda do Destino para eventos; 2 famtours com o segmento MICE; e a realização da segunda edição do programa Embaixadores de Iguassu. Além disso, a o Visit Iguassu deve participar do Fórum Eventos, EBS e Salão MICE do Festival das Cataratas.

Já na área de Visitors, que atua no mercado de lazer, são projetadas participações em 5 feiras e eventos e ações de impulsionamento para a retomada dos voos com as Cias aéreas:  Voepass (Brasil), Latam (Peru), JetSmart (Chile) e Amas (Bolívia). Também serão continuadas as capacitações e programas de incentivo de vendas para os agentes de viagens e a realização de Famtours com profissionais Nacionais e da América Latina.

Em comunicação, a Web Série “Iguassu Reality Trip” aguarda a reabertura das fronteiras com a Argentina para o início de reexibição. Segue a campanha Iguaçu me Inspira – Qual sua história com o Destino Iguaçu?. Promovida pelo Visit Iguassu, a campanha pretende reunir memórias afetivas, vivências e experiências das pessoas com o Destino Iguaçu. Serão 3 categorias de ganhadores que virão novamente para Foz do Iguaçu com tudo pago. Além de se tornarem os novos personagens do vídeo institucional do Destino Iguaçu.

Também retorna a partir de julho o projeto Quati Visita. O mascote mais querido do Destino Iguaçu fará a segunda fase de vistas e agora em Restaurantes, Shoppings, Atrativos, Eventos e Receptivos.

Já em 2021, o Visit Iguassu vem atendendo influenciadores, ações que devem seguir a fim de apresentar as atratividades de região para públicos variados. Esse formato de divulgação será reforçado com a realização de alguns presstrips com jornalistas regionais, nacionais e da américa latina.