Mais uma vez antenado no que há de mais novo no mercado de marketing de destinos, o Visit Iguassu cria a primeira plataforma EAD com cursos sobre o Destino Iguassu para agentes de turismo. A estratégia, comum no mercado de turismo mundial, ainda não tinha sido adotada por destinos turísticos brasileiros. Estados Unidos, Europa, Ásia e Caribe já disponibilizam, há alguns anos, cursos em diversos idiomas, inclusive o português, com o objetivo de capacitar agentes e operadores de turismo para comercializarem pacotes turísticos. A ferramenta prepara estes profissionais para orientar seus clientes a explorar os destinos. O que fazer, onde ir, onde ficar, como explorar e documentações necessárias são alguns dos tópicos abordados. 

O curso será dividido em módulos e apresentado em três idiomas, português, espanhol e inglês. “Vamos oferecer este conteúdo para agentes de turismo do Brasil e de mercados internacionais, com foco primeiramente na América Latina e Estados Unidos. A expectativa é de capacitarmos mais de 10 mil agentes no período de 1 ano”, explica Basileu Tavares, diretor executivo do Visit Iguassu.

A plataforma Iguassu Academy oferece um conteúdo especializado em turismo do Destino Iguassu. Segundo Elaine Tenerello, gerente de Visitors da entidade, o curso é distribuído em diversos formatos como textos, vídeos, imagens, mapas e sugestões de roteiros, desde os mais tradicionais até os mais autênticos, explorando as novidades do turismo de experiência, o ecoturismo e o turismo de aventura, pontos fortes dos atrativos da região trinacional. “É um conteúdo rico em detalhes das atratividades, hotelaria, gastronomia, compras e coisas inusitadas para se fazer no Destino”, completa Elaine.

Os agentes poderão realizar a capacitação online de qualquer lugar, seja do trabalho, de casa, durante o deslocamento de viagens, ou nos momentos mais oportunos, otimizando o próprio tempo e tornando as atividades cotidianas mais produtivas. Além da facilidade do modelo EAD, o curso será gratuito e certificará os agentes de turismo. “Todo profissional que realizar o curso será certificado e receberá o selo “Especialista Iguassu”, que o identificará como agente de turismo ‘especializado’ no Destino Iguassu”, conta Elaine. A plataforma também prevê prêmios para os alunos cadastrados, como viagens para conhecer o Destino.

A capacitação foi desenvolvida em parceria com a Travel Pulse, maior veículo de imprensa especializado em turismo dos Estados Unidos. O Grupo Travel Pulse possui uma academia com cursos dos principais destinos internacionais, a Travel Agent Academy. Ela é considerada a maior plataforma de treinamento de agentes de viagens do mundo, educando mais de 100.000 agentes todos os anos, especializada no desenvolvimento de capacitações sobre destinos levando em consideração os interesses e necessidades do mercado.