Destino anfitrião da Travel Mart Latin America, Foz do Iguaçu deve ter um aumento entre 15% e 20% no fluxo de turistas estrangeiros na próxima década. A previsão foi feita pelo Comitê Organizador Local do evento, formado pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo – Comtur, e Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Foz do Iguaçu – Sindhotéis. “Eles vieram realmente interessados em fechar negócios com as 240 empresas e destinos turísticos presentes”, confirmou Fernando Martin, diretor de Visitors do Iguassu CVB.

As negociações entre compradores (buyers) da Europa, América do Norte e Ásia e fornecedores (suppliers) das Américas do Sul e Central foram o principal apelo da feira de turismo realizada nos dias 15 e 16 deste mês no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. Por essa característica, ao contrário de outros eventos realizados em Foz do Iguaçu, a Travel Mart Latin America deve deixar um legado muito maior do que a presença dos 250 compradores estrangeiros inscritos na 40ª edição da feira de turismo. O Comitê Organizador Local estima que os resultados da TMLA deverão aparecer a partir de 2017, com aumento entre 8% e 10% na vinda de turistas vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Israel e África do Sul.

Uma das atribuições do Comitê Local foi coordenar desde a candidatura até a captação de recursos, definição de cronograma e mobilização de setores para a viabilização do evento. Segundo Enio Eidt, coordenador do comitê organizador local, a TMLA em Foz foi resultado de um esforço da Gestão Integrada do Turismo. “Cada entidade cumpriu um papel fundamental para mostrarmos todo o potencial e infraestrutura de Foz do Iguaçu aos representantes de 46 nações”, salientou.

A participação na TMLA, além de dois dias de negociações (quinta e sexta-feira), incluiu visitas aos principais atrativos turísticos de Foz – as Cataratas, o Parque das Aves e a usina de Itaipu.

[gallery ids="10898,10899,10900,10901,10902"]