Realizado em Natal/RN, reunião apresentou as boas práticas e as tendências do mercado internacional de eventos

No início de setembro, representantes do Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, Basileu Tavares e Patricia Marafigo, estiveram no 4th ICCA Latin American Meeting (4º Encontro Latino Americano ICCA - Internacional Congress and Convention Association). Com workshops, conferências e cursos, o evento debate as boas práticas internacionais no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions – Reuniões, Incentivos, Conferências e Feiras) para fortalecer a América Latina como bloco na captação de eventos.

Para Foz do Iguaçu a participação no evento é uma oportunidade de capacitar seus representantes, além de promover um intercâmbio de informações e relacionamento com profissionais deste mercado. A cidade há anos figura no ranking ICCA como uma das principais cidades na recepção de eventos internacionais. A boa colocação muito se deve a constante capacitação, atualização e utilização de ferramentas como as oferecidas pela ICCA.

Tavares, Gerente Executivo do ICVB, avalia que “a participação neste evento contribui para se manter atualizado, observar as tendências do mercado e fortalecer a América Latina para receber mais eventos. A integração com demais membros da entidade  abre espaço para que possamos discutir, estudar e trabalhar em conjunto para criar um mercado mais competitivo e com melhores resultados”.

Foz do Iguaçu tem posição de destaque entre os destinos latinos americanos na captação de eventos internacionais, bem como na utilização dos serviços da ICCA. Atualmente a cidade está entre os 10 destinos da América Latina que mais utilizam o banco de dados da Associação na pesquisa de eventos. No mês de julho, a representante do departamento de Eventos do ICVB, Patricia Marafigo, recebeu o prêmio de Pesquisadora do Mês. O reconhecimento é dado, mensalmente, aos profissionais que se destacam para manter atualizado o banco de dados da ICCA, bem como por utilizar esta ferramenta como fonte de informações para a captação de eventos.

Em Natal, a programação do 4th ICCA Latin American Meeting contou com um painel para melhorar a utilização das ferramentas disponibilizadas pela ICCA. Para Patricia Marafigo essas ações contribuem para estratégia de manutenção de Foz entre os destinos brasileiros que mais recebem eventos internacionais. “É muito importante que todos saibam como melhor contribuir com o banco de dados, encontrá-lo cada vez mais atualizado amplia o poder da ferramenta e só tem a somar em nosso trabalho”.

Na prática

Para simular a defesa de candidatura, a programação contou com o Bidding Workshop, painel destinado à capacitação de profissionais e à análise de suas atividades de captação de eventos. O workshop permitiu que os profissionais participantes realizassem uma espécie de treinamento e postulassem a candidatura de destinos a determinados congressos. Uma demonstração das estratégias aplicadas ao processo captação.

4th ICCA Latin American Meeting

O 4th ICCA Latin American Meeting foi realizado pela ICCA em parceria com o Comitê Brasileiro da ICCA e o Natal Convention & Visitors Bureau, com foco na especialização dos profissionais de eventos.