No Salão realizado em Paris, representante do Iguassu CVB participa de reuniões e workshop na promoção da região trinacional para o mercado internacional

Na última semana, o Iguassu Convention & Visitors Bureau esteve em Paris, na França, para participar do 8° Reunir Salon Internacional, único evento naquele país do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions – Reuniões, Incentivos, Conferências e Feiras). Em formato de appointments (agendamento prévio), em dois dias de evento o Destino Iguaçu cumpriu uma agenda com mais de 20 reuniões com profissionais interessados em oferecer Foz do Iguaçu e região para seus grupos de incentivo, reuniões e congressos.

A participação buscou aproveitar a proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016, para ofertar destinos complementares aos visitantes que virão ao Brasil no período dos jogos, de 05 a 21 de agosto. “Durante o Reunir, trabalhamos focados em apresentar o Destino Iguaçu como uma opção para as empresas que estão buscando atrações complementares para oferecer a seus clientes. Com opção pré e pós-jogos, apresentamos um potencial para uma programação de pelo menos 03 noites em Iguaçu. Sempre levando em consideração a tendência do período, onde esse visitante potencialmente sairá do Rio de Janeiro para Foz do Iguaçu e, posteriormente, Buenos Aires, antes de regressar à Europa”, comenta Alexandre Jung, gerente de Eventos do Iguassu CVB presente no salão francês.

Com a participação de mais de 1200 profissionais, de aproximadamente 60 países, o Reunir 2016 contou com representantes de escritórios de convenções, receptivos, redes hoteleiras, locais de eventos, agências, soluções em tecnologia, companhias aéreas, e outro segmentos. Para Foz do Iguaçu, que esteve presente em parceira com a EMBRATUR, Rio CVB e Rio Tur, o evento abre oportunidades, a médio e longo prazo para ampliar a presença do Francês e visitantes de Europa, e também aumenta a possibilidade de incremento de visitantes já na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Segundo análise do Departamento de Visitors do Iguassu CVB, baseada nos dados do ICMBio, desde 2013 a França aparece com o 4º maior emissor internacional para Foz do Iguaçu, o primeiro entre os países europeus. Somente em 2015, 33.330 franceses estiveram nas Cataratas do Iguaçu, números que demostram um crescimento de 28,84% entre 2012 e 2015.

Já para o mercado brasileiro, de acordo com o Anuário Estatístico 2015 – Ano base 2014 do Ministério do Turismo/Embratur, a França é o maior dos emissores europeus e o 5º maior internacional, atrás apenas de Argentina, Estados Unidos, Chile e Paraguai, respectivamente. Em média, quase 300 mil visitantes provenientes da França chegam ao Brasil todos os anos.

Destino Brasil

Após Reunir Salon Internacional, o Iguassu CVB, a EMBRATUR e os representantes do Rio de Janeiro - Rio CVB e Rio Tur -, em parceria com a Embaixada do Brasil em Paris, promoveram um workshop Destino Brasil. Com a presença do embaixador do Brasil, a ação reuniu mais de 60 profissionais que puderem conhecer mais sobre os destinos brasileiros e as Olímpiadas que acontecem esse ano.

Para o Destino Iguaçu foi a oportunidade de apresentar os atrativos tradicionais que a região oferece, assim como apontar as novidades e opções de passeios. “Temos certeza que o turista Frances virá em volume maior durante os jogos e queremos que eles conheçam nossa região. Para isso, apresentamos um Destino completo, com excelente infraestrutura e muitas atratividades,” afirma Jung.

No workshop, as companhias LATAM e TAP apresentaram as opções de voo para o Brasil, demostrando aos profissionais as facilidades para seus clientes. Após as apresentações, um coquetel voltado para um momento de networking foi oferecido, com o sorteio de alguns brindes, passagens aéreas, souvenires dos atrativos de Foz do Iguaçu - Itaipu, Cataratas, Parque das Aves, Marco das Américas e Dreamland