Voltado para educação, negócios e relacionamento, evento reuniu mais de 750 profissionais de 66 países

No início de novembro, integrantes do Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB estiveram na capital argentina para o 54º Congresso da ICCA – International Congress and Convention Association. Em Buenos Aires, o evento reuniu mais de 750 participantes de 66 países para um avançado programa educacional específico e personalizado para executivos do setor de eventos, com oportunidades de negócios, networking com profissionais gabaritados de todo o mundo, além de introduzir esses profissionais às novas tecnologias do mercado.

Focado nos pilares de educação, negócios e relacionamento, o Congresso apresenta novas práticas que irão melhorar o desempenho dos participantes nas captações para seus destinos. “Voltamos para casa com a bagagem cheia, estamos trazendo novos conhecimentos que se traduzirão em estratégias para nossas ações. Não apenas cartões de visitas, mas novos amigos que nos auxiliarão em nossos projetos e novos eventos para captação, com informações que nos irão facilitar o sucesso nessas postulações”, avalia o Gerente Executivo do ICVB, Basileu Tavares.

Tavares ainda aponta a melhoria das atividades no segmento de eventos com uma das bandeiras do Congresso. “É uma pausa necessária na correria do dia-a-dia. Um espaço para repensar nossas ações. Especialmente neste período que estamos fazendo nosso planejamento, para que conheçamos as tendências e as boas práticas mundiais e tenhamos a oportunidade de aplicá-las em nosso trabalho. Isso, certamente, trará resultados positivos ao Destino Iguaçu.”

Alexandre Jung, coordenador de Eventos do ICVB, que também esteve no 54º Congresso ICCA, acredita na importância de atividades como essa para o aprimoramento do trabalho ao longo dos próximos anos “Desde o primeiro momento do evento é claramente perceptível que o networking é uma de suas forças. Enquanto participantes nos sentimos parte de um grande grupo de profissionais do mercado de eventos de todo o mundo, isto abre portas para novas oportunidades de negócios e cria um ambiente perfeito para troca de experiências.”

Outro destaque, na avaliação dos representantes iguaçuenses, foi a massiva presença de profissionais da América do Latina. Foram mais de 160 pessoas, uma demonstração de quanto o segmento trabalha em busca do profissionalismo e ganha força em todo o continente.

Pilares do Congresso

Na área de educação todos os anos a ICCA reúne um abrangente programa de educação. Nos 3 (três) dias de Congresso, foram apresentados mix criativos de clientes, peritos externos, e uma vasta gama de membros que demostram iniciativas inovadoras realizadas em todo o mundo. Não existe espaço para apresentações prontas, o que garante um material exclusivo e inédito. Com materiais projetados para estimular o pensamento estratégico e considerar futuras direções em que a indústria é capaz e precisa evoluir.

No pilar de Negócios, o Congresso da ICCA oferece oportunidades para os delegados (participantes) trocarem informações detalhadas sobre os eventos internacionais importantes que recentemente sediaram ou ajudaram a realizar. Muitos participantes se inscreveram para o "Business Exchange" (troca de oportunidades de negócios), o que lhes permitiu voltar a seus escritórios com dezenas de leads (eventos captáveis). Nesse momento existe a troca de informação sobre alguns eventos em processo de captação com aqueles que já o captaram em uma edição anterior. Esse debate permite a potencialização do processo com informações novas e valiosas sobre específicas para aquele evento em questão.

Já na área de Networking, o alto nível dos participantes - dois terços são CEOs, proprietários da empresa, ou diretores de nível sênior - e uma audiência verdadeiramente global, são unanimidade entre os delegados como o que torna único o Congresso ICCA.

Os contatos feitos pelos membros da ICCA, podem desempenhar um papel importante no futuro desenvolvimento de carreira pessoal dos delegados, com ajuda e aconselhamento na resolução de problemas. Auxiliando com informações sobre eventos internacionais recentemente sediados e expondo as pessoas a novas culturas de negócios de forma a superar os seus próprios desafios.