Entidade pretende trazer de volta mais turistas colombianos para o Destino Iguaçu a partir deste ano O Iguassu Convention & Visitors Bureau participou da feira Anato, realizada em Bogotá, e apresentou o Destino Iguaçu para os agentes de viagens e operadores da Colômbia. Organizada anualmente pela Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo, essa foi a 36ª edição da Anato e contou com mais de 20 mil participantes, entre os dias 1º e 3 deste mês.

A feira de negócios faz parte do Plano Estratégico de 2017 do Destino Iguaçu que prevê ações em distintos mercados, entre eles seis países da América do Sul. O planejamento do Iguassu CVB aumenta o ritmo das atividades que foram desenvolvidas em 2016, quando foram visitadas sete regiões da Argentina e Lima, no Peru.

Além da Colômbia, este ano, o instituto já promoveu o Destino Iguaçu no Chile e em breve serão realizadas ações no Uruguai, Paraguai e novamente na Argentina, abrangendo regiões não exploradas no ano passado. “Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Argentina foram os países elencados como prioritários para receberem ações de promoção efetivas de Destino em 2017”, afirma Elaine Tenerello, coordenadora de visitors do Iguassu CVB.

Análise de mercado - Ao participar da Anato, ela aproveitou para estreitar relações com as entidades locais e companhias aéreas. Segundo Elaine, está na hora do Destino Iguaçu se reposicionar em alguns mercados turísticos com grande potencial de crescimento e a Colômbia é um deles, por isso que o evento também foi uma oportunidade para analisar e conhecer as transformações do país para estruturar promoções futuras.

A necessidade de reposicionamento e aproximação com o país, apontada pela coordenadora de visitors, é baseada em estatísticas do Parque Nacional do Iguaçu.  A Colômbia está entre os 15 principais destinos internacionais emissores de turistas para Foz do Iguaçu. No ano passado, a Terra das Cataratas recebeu um total de 10.983 visitantes colombianos, número que representa uma queda considerável desde o ano 2014, quando estiveram na cidade mais de 17 mil visitantes do país.

“Com a chegada da Avianca Brasil – companhia aérea de origem colombiana – voando entre São Paulo e Foz do Iguaçu, e em breve com a rota doméstica Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, certamente haverá um incremento de visitantes da Colômbia, tanto do segmento corporativo e eventos, bem como de lazer, pois as possibilidades de conexões rápidas serão ampliadas”, aponta Elaine.