A pandemia, que afeta todo o Brasil e o mundo, trouxe uma série de alterações na vida cotidiana, nas relações comerciais e de trabalho. Uma das atividades mais afetadas, certamente, é a de eventos. Em levantamento recente, realizado pelo Visit Iguassu, os eventos marcados para acontecer em Foz do Iguaçu, nos principais espaços da cidade, tem percentual menor de 10% de cancelamento e 25% foram adiados, a maioria com nova data para o segundo semestre ainda em 2020.

Não há como prever o retorno de 100% das atividades relacionadas ao setor de eventos. O que fica claro com os apontamentos é que a atividade sofre com os reflexos, mas que a médio prazo irá recuperar o fôlego. E para que isso ocorra o mais breve possível, assim como as demais atividades, a equipe de eventos do Visit Iguassu, segue em processo de pesquisa e captação adaptado ao sistema de home office, a entidade não para de trabalhar e os resultados positivos começam a aparecer.

Prova disso é a captação da 9ª edição do Congresso Brasileiro de Soja – CBSoja, que será realizado em Foz de Iguaçu de 28 de junho a 01 de julho de 2021. O evento, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Soja, é o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul, reunindo renomados especialistas de vários segmentos ligados ao complexo soja, uma das maiores cadeias produtivas do agro brasileiro.

Para o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, a captação de um em evento desse porte, demonstra a importância da constância do trabalho da entidade. “O que a pandemia desacelerou no mundo, não foi desculpa para que o trabalho de nossa equipe técnica não prosseguisse. Todos estamos em home office, mas em constante contato com as entidades e organizadoras de eventos, para que quando tudo isso passar, possam retomar já com conquistas e com números positivos de um trabalho voltado para nosso associado, que atinge a região como um todo”.

CBSoja em Foz do Iguaçu

“Desde a primeira edição, busca-se tanto com a programação técnica, quanto com os expositores, apresentar as principais inovações que estão na vanguarda do conhecimento e impactam o setor, assim como, discutir/propor soluções que minimizem os riscos/ameaças para a produção sustentável da soja. Esse mote tem possibilitado transferir os principais avanços no conhecimento científico aos participantes sobre os mais diversos temas relacionados à cadeia produtiva, proporcionando oportunidades de interação técnica/científica entre os participantes, palestrantes e as principais empresas que atuam nesta cadeia produtiva”, destaca Adilson de Oliveira Júnior, pesquisador da Embrapa Soja e presidente da Comissão Organizadora do evento.

CBSoja

A Embrapa Soja já está trabalhando na programação técnica do evento, que deve abordar desde assuntos ligados aos atuais desafios tecnológicos dos sistemas de produção, às novas oportunidades que estão surgindo para a cadeia produtiva, tendo, por exemplo, a sustentabilidade como driver para abertura de novos mercados, a inserção da cadeia na era da bioeconomia, avanços na área de edição genômica e outras tecnologias emergentes e disruptivas que podem agregar valores, melhorar eficiência e rentabilidade, entre outros temas
de destaque no cenário mundial. A Organização do IX CBSoja também abrirá em breve as oportunidades de patrocínio e aquisição de estandes para que empresas participem da Feira Tecnológica que ocorre no Congresso.

O IX CBSoja deve reunir mais de 2 mil participantes de diversas regiões produtoras do Brasil e também de países do Mercosul, um público formado pelas principais lideranças e formadores de opinião da cadeia produtiva da soja, representado por produtores, pesquisadores, empresários, professores, profissionais da área de assistência técnica e planejamento agrícola, cooperativas, agtechs, industriais, exportadores e acadêmicos.

A cultura da soja tem grande importância econômica na agenda brasileira. Além de responder por parte significativa do PIB Agrícola, promove o desenvolvimento de muitas cidades e negócios indiretos que geram emprego, renda e qualidade de vida para a população. “É uma cadeia organizada, que serve de base para muitas outras cadeias como a de proteínas animais e biocombustíveis e é estratégica para o Brasil. O IX CBSoja é o evento que reúne todos os elos e promove uma integração genuína da cadeia nas discussões que a permitem avançar de forma estratégica nos grandes desafios do setor”, explica José Renato Bouças Farias, chefe-geral da Embrapa Soja. As novidades do evento poderão ser acompanhadas no site www.cbsoja.com.br e nos canais oficiais no Facebook (cbsoja) e Instagram (cbsoja2021).

www.cbsoja.com.br

https://www.facebook.com/cbsoja/

https://www.instagram.com/cbsoja2021/

ASCOM Visit Iguassu com CBSoja