Com apoio do Visit Iguassu, Festival da Diversidade aconteceu dia 24 e 25 de abril e seguiu o tripé conceitual: raça, corpo e território

Por um mundo mais acolhedor e menos normativo, aconteceu nos dias 24 e 25 de abril a segunda edição do Festival da Diversidade – Diversicon. Diretamente da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, o evento foi totalmente gratuito e online. Foram painéis, bate-papos e apresentações culturais em um território onde corpos marcados pela cultura se unem para imaginar futuros possíveis.

O Diversicon foi pensado a partir de um tripé conceitual: raça, corpo e território. As três categorias englobam os debates que constroem a ideia de diversidade e, por meio delas, temas como racismo estrutural, normatividade, gênero, capacitismo, imigração, branquitude, entre tantos outros foram discutidos para, ao final, trazer propostas de solução para o combate à desigualdade e para a construção de uma sociedade mais justa.

Diversicon 1DiversiconDiversicon

“Em um momento em que a diversidade vem tomando conta dos debates políticos e culturais de forma bastante polêmica, propomos um evento construído a partir de premissas da representatividade e dedicado a despertar empatia na sociedade. Nosso objetivo é promover acessibilidade tanto na forma, quanto na estrutura e nos conteúdos. No Diversicon, a diversidade está no palco principal, junto com as responsabilidades que vêm junto com ela”, comenta Erica Arikawa, idealizadora do evento.

O projeto já nasce com uma equipe diversa, permeada pela pluralidade e focada em priorizar - entre as atrações e no staff do evento - pessoas integrantes de comunidades minorizadas, de forma que sejam maioria no evento.

A diversidade é uma responsabilidade e uma oportunidade para todos. Assim, o propósito do Diversicon é despertar o interesse e ajudar a construir as bases de uma sociedade mais empática. Por um mercado mais inclusivo e uma sociedade mais acolhedora e consciente.

O Visit Iguassu apoia a realização do evento e fez parte de um painel que também contou com outras empresas associadas: Rafain Palace & Convention; Rafain Churrascaria Show; Grupo Cataratas S.A; e Parque das Aves. As apresentações foram voltadas ao apoio da diversidade e, cada um na sua área, apresentou o preparo das empresas, instituições e atrativos em bem-receber o turista nas suas mais diversas demandas.

A segunda edição do Diversicon ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu, num modelo 100% digital e teve o patrocínio de Rafain Palace Hotel & Convention, Produsom Equipamentos, Mais Corporativo Turismo e MMC Receptivo, além de contar com o apoio do Instituto de Promoção Turística - Visit Iguassu.

Siga o Diversicon nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/diversicon.oficial/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC_SfSr5K_TFFJ32mCYuEDEw

Facebook: https://www.facebook.com/DiversiCon.Oficial/

 

Texto: Assessoria do Evento com Visit Iguassu