De 27 de maio a 22 de junho, um time de jornalistas do Grupo Estado viajou de carro pelos três Estados da região Sul explorando temas ligados a veículos, gastronomia e turismo no interior e nas capitais. Durante 27 dias a equipe com dois repórteres, fotógrafo, videomaker e dois produtores, da Expedição Redescobrindo o Brasil – Sul percorreu mais de 2.700 quilômetros passando por várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O ponto de partida foi em Porto Alegre. De lá, a equipe seguiu para Gramado e Canela. Depois, para Bento Gonçalves e São Miguel das Missões. Foz do Iguaçu marcou o fim da primeira fase da expedição.

Os profissionais de imprensa dos cadernos Jornal do Carro, Paladar e Viagem do Jornal O Estado de S. Paulo estiveram na cidade, entre os dias 6 e 8 deste mês, e com apoio dos mantenedores do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) puderam visitar os principais atrativos e conferir o potencial turístico do Destino Iguaçu. “A proposta do projeto é explorar as cidades, seus arredores, as estradas que as conectam. Queremos contribuir com os leitores explorando aspectos culturais, atrações turísticas e mostrar também peculiaridades culinárias e automotivas de cada região”, destacou a jornalista Bruna Tiussu.

No roteiro, passeios às Cataratas, Macuco Safari e Parque das Aves, onde eles tiveram a oportunidade de conhecer o Backstage Experience, tour de uma hora e meia de duração que apresenta um pouco do trabalho de cuidado com as aves. Na visita à Itaipu, os carros movidos a biometano desenvolvidos na Usina chamaram a atenção dos jornalistas.

Eles fizeram posts diários sobre a viagem no site e na página do Jornal do Carro no Facebook, além de vídeos e boletins veiculados na Rádio Eldorado. No fim do projeto será publicado um caderno especial com os destaques da expedição.