Na última terça (18), Marco Jorge, Territory Manager da Trip Advisor na America Latina, realizou uma palestra exclusiva para associados do Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB. O Encontro de Mantenedores, uma reunião com representantes das empresas associadas tem um formato informal com o objetivo de reunir e discutir assuntos do interesse dos associados, além de promover maior integração entre as empresas participantes da entidade. Voltado para uma interação e confraternização, a ação é a mais nova ferramenta do departamento de Relacionamento do ICVB e irá apresentar palestras, cursos e treinamentos que possam contribuir com as empresas na melhoria do atendimento e serviços.

Já em sua primeira edição, neste novo formato, o Encontro trouxe para os associados uma palestra sobre o líder mundial em meios de busca e pesquisa de viagens, hospedagens e passeios, o TripAdvisor. Líder no universo on-line, o TripAdvisor.com é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, sendo considerado um dos meios de busca mais requisitados quando o assunto é viajar.

O Destino Iguaçu tem presença constante e bem qualificada no site. Pensando em melhorar ainda mais, o ICVB trouxe para uma conversa com os mantenedores o responsável pela América Latina do TripAdvisor, Marco Jorge. O Territory Manager falou para uma plateia de quase 70 pessoas sobre a importância e as melhores formas de uso da mídia para captar mais visitantes e clientes.

Segundo a comScore Media Metrix (mecanismo mundial que avalia audiência dos sites), o TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo. Somente no primeiro trimestre de 2015, o Google Analytics apontou 340 milhões de visitantes únicos mensais, com mais de 225 milhões de avaliações e opiniões sobre mais de 4,9 milhões de acomodações, restaurantes e atrações.  Ao falar com os representantes do Destino Iguaçu, Marco Jorge fez questão de apresentar esses números como um mercado palpável e passivo de ações que podem a curto e médio prazo melhorar a ocupação de meios de hospedagem e ampliar o volume de visitantes em atrativos e restaurantes.

Encontro de Mantenedores - palestra TripAdvisor - Marco Jorge  (33)

À uma plateia questionadora, o palestrante orientou e discorreu sobre as práticas comportamentais na rede de viajantes. Para o profissional, as empresas devem estar constantemente atentas às necessidades, sugestões e, principalmente, as críticas deixadas em seus perfis. Jorge afirma que todo comentário precisa ser visto, muitas vezes respondido e sempre analisado, são através deles que um trabalho de melhoria, a manutenção de serviços e até mesmo uma reestruturação de uma equipe pode ser balizado. Ele mostrou que o site é uma ferramenta de negócios e que serve de termômetro do que está indo mal e bem em um estabelecimento.

A nova caixinha de sugestões

A coordenadora de Relacionamento do ICVB, Caroline Teixeira, responsável pelo Encontro de Mantenedores e pelo convite ao palestrante, avalia a ação como positiva e veio para sanar algumas dúvidas e manter o Destino bem posicionado junto ao TripAdvisor. “Nosso objetivo é sempre gerar negócios aos associados e as orientações dadas deverão ser úteis para que estejamos sempre em busca de uma melhor classificação e qualificação”.

Caroline analisa que a mídia on-line passou a ser como uma caixinha de sugestões aberta a todos que já estiveram no estabelecimento ou atrativo. “Nem tudo que o visitante passa ou sente em sua viagem é de conhecimento dos responsáveis pelos estabelecimentos, a utilização de mídias como essa pode auxiliar esses locais a buscar soluções nos serviços e até mesmo a ter um relacionamento mais direto com seu cliente. Um consumidor que tem suas dúvidas, sugestões e até mesmo suas reclamações respondidas, certamente se sente mais valorizado e verá isso com bons olhos, o que pode trazer uma fidelização”.

Foz do Iguaçu na opinião do visitante

Todos os anos a plataforma TripAdvisor apresenta uma relação dos mais bem classificados na opinião do público. O Travellers Choice, lista os melhores hotéis, destinos, praias, Ilhas, pontos de referência e atrações. Na edição 2015, Foz do Iguaçu aparece entre os melhores Destinos e o com um representante na categoria de melhores Hotéis.

Encontro de Mantenedores - palestra TripAdvisor - Marco Jorge  (34)

Palestrante

Marco Jorge é formado em Administração de Hotel, Turismo e Convenções pela Metro State de Denver, CO, nos Estados Unidos, sendo credenciado também pela Hotel&Motel Association como Certified Lodging Manager. Começou sua vida profissional como Reservacionista no Flatotel New York, onde também atuou como Gerente de Reservas. Já em Miamia Beach, foi responsável por uma rede de 7 hotéis de diferentes cadeias, tendo sido responsável pelas áreas de Revenue Manager e Canais de Distribuição. Em 2000, desenvolveu o plano de marketing para entrada da Expedia na America do Sul, tendo sido o primeiro contato da empresa com os hotéis nesta área. Em 2007, assumiu a área de Business Development da EAN – Expedia Affiliate Network, para America Latina, tendo sido responsável por várias parcerias com empresas locais. Em 2012, assumiu a posição de Territory Manager da Trip Advisor na America Latina.