Para ampliação a divulgação do Destino Iguaçu na Europa, representantes de Foz do Iguaçu participam da Feira Internacional de Turismo – FITUR, que acontece em Madri na Espanha. O evento é considerado um dos mais importantes do turismo mundial e, em sua 36ª edição, são esperados mais de 230 mil participantes, entre profissionais do setor, jornalistas e visitantes estrangeiros.

Para Foz do Iguaçu, os dias 20 a 24 de janeiro, período que acontece a FITUR, são primordiais para melhorar a rede de relacionamento com os players do mercado espanhol (operadores de turismo, agentes de viagem e companhias aéreas). Isso acontece através de uma participação institucional, em mesa de trabalho junto ao estande da EMBRATUR, juntamente com outros destinos brasileiros, operadores de turismo, meios de hospedagem e companhias aéreas.

Quem visita o estande do Brasil na feira tem acesso a um conteúdo interativo, envolvendo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio de Janeiro em 2016, Cultura e Gastronomia. Em atenção a demanda turística e à análise de tendências do Mercado Espanhol, a estratégia promocional utilizada é, prioritariamente, nos segmentos de Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura, Cultura e Esportes.

Célia Regina de Andrade e Jessika Zilli Rizzato, coordenadora e assistente de Visitors do Iguassu Convention & Visitors Bureau, estão na FITUR Madri com a responsabilidade de atualizar estes profissionais com informações do Destino Iguaçu e seus atrativos, esclarecer sobre as melhores formas de comercialização, combinações de roteiros e conectividade com outros destinos que possam embasar e, assim, melhorar a confiança dos agentes de viagem na comercialização do produto brasileiro.

Sobre a FITUR Madri

A FITUR é considerada ponto de encontro para profissionais de turismo no mercado espanhol, com dois dias abertos ao público final. A feira foi idealizada com o objetivo de unir ações comerciais e promocionais, permitindo ao expositor acesso rápido e direto ao cliente.

Com espaços para seções LGBT, Green e Tech, a feira é uma ferramenta de trabalho, permitindo a formação de estratégias e alianças que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística. Em 2015, o evento recebeu 222.551 e espera-se que esse ano o volume de participante ultrapasse os 230 mil.

São quase 10 mil empresas expositoras de 165 países/regiões. Segundo a organização do evento,  85,5% dos expositores relatam ter atingido seus objetivos, com nível de satisfação na casa dos 90,9% em relação participação na feira.

Recuperação do mercado

O mercado espanhol consolidou sua recuperação em  2014,  ano que segundo o informe de pesquisa Familitur do Instituto de Estudos Turísticos, aponta que os espanhóis realizaram 8,40 milhões de viagens turísticas internacionais. Esse número representa um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2013.

Para o Brasil, a Espanha enviou 166.759 em 2014, sendo Foz do Iguaçu o segundo destino mais procurado para o segmento lazer, atrás apenas do Rio de Janeiro, conforme a estatística feita pela Embratur entre os anos de 2010 e 2014, no Anuário Estatístico 2015 – Volume 42 / Ano base 2014. De acordo com os dados do Parque Nacional do Iguaçu, nos últimos dois anos (2014/15), aproximadamente 50 mil espanhóis visitaram as Cataratas do Iguaçu, principal atrativo do Destino.