Organizado pela EMBRATUR, evento apresenta o país como destino turístico para os colombianos

Voltado para a promoção dos destinos turísticos brasileiros entre agências de viagens, operadoras de turismo e profissionais do setor, o Workshop Brasil Sensacional foi realizado na Colômbia, no início de novembro. De olho nesse mercado, o Destino Iguaçu participou da ação promovida pela EMBRATUR, com a presença de representantes de empresas associadas ao Iguassu Convention & Convention Bureau – ICVB, em busca de promover e melhorar a divulgação de Foz do Iguaçu e região junto ao mercado colombiano.

Com mais de 43 milhões de habitantes, a Colômbia é o 12º principal emissor estrangeiro e o 5º sul-americano que mais envia turistas para o Brasil, segundo a EMBRATUR em seu Anuário Estatístico de Turismo 2015 (Ano base 2014). No ano passado, 158.886 colombianos estiveram no país, número que deve se tornar mais positivo com ações de capacitação e promoção de destinos nacionais como a realizadas nas cidades de Bogotá e Medellín.

Pensando em melhorar o volume de colombianos em seu território, o Destino Iguaçu participou das atividades do workshop, com capacitações aos agentes de viagens presentes em cada uma das duas cidades visitadas. O objetivo foi atualizar as informações gerais e apresentar seus atrativos, bem como esclarecimentos sobre as melhores opções e formas de comercialização, combinações de roteiros e conectividade com outros atrativos no Brasil.

A ideia é dar mais confiança aos profissionais na hora de vender os atrativos da Terra das Cataratas. Com o envolvimento dos associados do ICVB, as Rodadas de Negócios serviram para fortalecer e qualificar a rede de relacionamento da região trinacional com os agentes de viagem membros do Comitê Descubra Brasil na Colômbia e as companhias aéreas.

Workshop Brasil Sensacional na Colômbia (6)

Colombianos no Destino Iguaçu

Os dados estatísticos do Parque Nacional do Iguaçu, apontam a Colômbia como o 14º país emissor de turistas para o Destino. Em 2014, 17.120 colombianos visitaram as Cataratas do Iguaçu, segundo o ICMBio. Entre os países da América do Sul, os colombianos ficam atrás de Argentina, Paraguai e Peru.

A presença de representantes de Foz do Iguaçu na Colômbia, busca melhorar o número de colombianos que vêm ao Brasil e não chegam até a cidade. Atualmente, um breve comparativo entre os números de ingresso ao país e as estáticas apontadas pelo Parque Nacional do Iguaçu, pouco mais de 10% desses visitantes ampliam sua viagem até o Destino Iguaçu. Para o departamento de Visitors do ICVB, essa comparação demonstra uma larga margem de crescimento que precisa ser melhor aproveitada.

Em números:

- Crescimento do número de Colombianos que ingressaram no Brasil: 2012/2013:  16,08%; 2013/2014: 39%;

- O crescimento do número de Colombianos que visitaram o Parque Nacional do Iguaçu: 2012/2013 0,20%; 2013/2014 8,53%.

- Colombianos que entraram no Brasil e estiveram nas Cataratas do Iguaçu: 2012: 15,69%; 2013: 13,54%; e 2015: 10,77%.

Comparativo de visitação dos Colombianos