Agentes e operadores da capital mineira aprovam primeira edição do projeto do Visit Iguassu

O “Boteco do Iguassu” começou com sucesso de público e seu formato dinâmico e descontraído foi essencial para atrair profissionais em uma terça-feira com vários eventos do setor turístico em Belo Horizonte. Realizado no dia 26 de março, o encontro reuniu mais de 120 participantes, entre operadores e agentes de viagens. Fugindo do formato convencional do mundo corporativo turístico, a proposta foi divulgar as atrações turísticas, a estrutura e novidades do Destino Iguassu de uma forma leve. Os associados do Visit Iguassu estiveram presentes e interagiram com os convidados enquanto eles tomavam uma gelada e comiam petiscos.  

Foi justamente a descontração com os representantes de hotéis, atrativos e agências que chamou a atenção da agente de viagem, Viviane Ferreira, da iGotrip. Na opinião dela, falar de Foz do Iguaçu e tudo o que o Destino proporciona é sempre muito agradável, mas dessa maneira ficou ainda mais interessante. “A equipe interagiu com os agentes indo de mesa em mesa após a apresentação, criando um vínculo a mais e ainda recebi visita de hoteleiros no dia seguinte na agência para tirar algumas dúvidas, o que foi importante para a minha equipe”, disse Viviane.

Tira-gosto

Elaine Tenerello, gerente de Visitors do Visit Iguassu

O evento em “Beagá”, também marcou o lançamento da primeira plataforma de Ensino à Distância (EAD) de um destino turístico brasileiro. O Iguassu Academy está disponível para agentes e operadores de turismo de todo o mundo, em português, inglês e espanhol. “Queremos que esses profissionais recebam informação de qualidade sobre o Destino Iguassu e consigam ampliar os produtos ofertados nos pacotes turísticos que estão em suas prateleiras”, observa Elaine Tenerello, gerente de Visitors do Visit Iguassu. A expectativa do Instituto é de capacitar mais de 10 mil agentes no Brasil e no exterior no período de um ano.

A estratégia, comum no mercado de turismo mundial, ainda não tinha sido adotada por destinos turísticos brasileiros. Estados Unidos, Europa, Ásia e Caribe já disponibilizam, há alguns anos, cursos em diversos idiomas, inclusive o português, com o objetivo de capacitar agentes e operadores de turismo para comercializarem pacotes turísticos. Dividida em módulos, a plataforma Iguassu Academy oferecerá um conteúdo especializado em turismo da região trinacional.

Para Michelle Trindade, da Flash Viagens, com a ferramenta é possível orientar os clientes a explorar o Destino da melhor forma e mostrando o que fazer, onde ir, onde ficar, como explorar e com dicas até de quais documentos são necessários para aproveitar ao máximo as experiências na região que abrange Brasil, Argentina e Paraguai. “O Destino Iguassu tem sido cada vez mais procurado e sentíamos falta de um canal oficial com as informações corretas, a partir de agora será muito melhor, sem dúvida”, acredita Michelle.

Os agentes poderão realizar a capacitação online de qualquer lugar, otimizando o próprio tempo e tornando as atividades cotidianas mais produtivas. Além da facilidade do modelo EAD, os agentes de turismo receberão certificados e também o selo “Especialista em Iguassu”, que o identificará como agente de turismo ‘especializado’ no Destino Iguassu. A plataforma também prevê prêmios para os alunos cadastrados que finalizarem o curso, como viagens para conhecer o Destino.