Em alusão à data, vale uma análise dos Investimentos que estão acontecendo na hotelaria de Foz do Iguaçu

 

Quando se transita pelas ruas de Foz do Iguaçu, há um fato que chama atenção: a quantidade de hotéis que estão ampliando e/ou reformando as suas estruturas para receber mais turistas. Só no quesito construção civil, é notório o quanto o turismo faz parte da vida de milhares de trabalhadores da região trinacional, seja no atendimento a turistas ou os pedreiros, encanadores, eletricistas, engenheiros, lojas de materiais de construção e toda uma rede influenciada pelo turismo.

Em 2011, oito anos atrás, 702 apartamentos de hotéis da cidade estavam em construção ou ampliação. Era época de se preparar para a Copa de 2014. As obras foram concluídas, a Copa veio, a Olimpíada 2016 passou e a cidade continua investindo.

A lista de 2011 incluía os hotéis Iguassu Resort, com 120 apartamentos o Hotel Tarobá Express, com 96 apartamentos, o então Slaviero Suítes Foz do Iguaçu, com 170 apartamentos, o Mabu Thermas & Resort, com 157 apartamentos, o Del Rey, com 40 apartamentos, o Recanto Park Hotel, com 74 apartamentos, o Foz Plaza, também com 40 apartamentos e o Hotel Tucano, com 5 apartamentos.

Hoje, oito hotéis se encontram em obras ou acabaram de passar por reforma, ampliação ou construção de novas unidades. São eles: Hotel Carimã, Hotel Pop (Grupo Tarobá), Foz Plaza, Nadai Confort, San Juan Eco, Viale, Recanto Resort, Vivaz, Del Rey, Bourbon, Mabu e Mirante, dentre outros. 

O San Juan Eco, que tem três hotéis em Foz, anunciou a construção do San Juan Eco 2, uma torre de nove andares com 142 apartamentos, categoria cinco estrelas na Avenida das Cataratas ao lado do atual San Juan Eco, que também está passando por reformas. “Começamos pela área da piscina e o lobby, que já estão prontos”, disse o gerente Marcelo Sosella. A nova torre está na etapa final da terraplanagem. A expectativa é inaugurar em dois anos.  

O grupo Viale tem duas unidades inauguradas, o Viale Cataratas, com 199 apartamentos e o Viale Tower, com 150 apartamentos e ainda estão por vir dois novos hotéis da rede. Uma unidade categoria 5 estrelas na Avenida das Cataratas, com 250 apartamentos e outra unidade com 120 apartamentos próxima ao Cataratas JL Shopping, onde recentemente foram inaugurados dois hotéis que não estavam na lista de 2011, o Bourbon Business e o Hotel Ibis Budget.

O Hotel Tarobá Express estava na lista de 2011. O grupo acrescentou à lista o Hotel Pop, no centro da cidade, com 72 apartamentos e 232 leitos. Segundo Mauro Sebastiany, a ocupação dele está acima dos 80%. O grupo participa ainda dos investimentos para a reforma e atualização do Hotel Carimã, junto com o grupo Recanto.

No Nadai Confort, os trabalhadores envolvidos na reforma do hotel estão dando o toque final na pintura da fachada, que ganhou novas cores. A área da recepção foi ampliada, o restaurante ganhou uma entrada independente pela Avenida República Argentina, com deck externo, de frente para a avenida e para a área de preservação do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. “A ideia é que tanto hóspedes como moradores de Foz possam ter acesso ao restaurante”, explicou a gerente Franciele Chen. Outra inovação da reforma do Nadai Confort é a Copa Baby, que ficará no térreo. A reforma geral tem data para terminar, ainda neste mês, no dia 30 de novembro.     

A reforma do Hotel Del Rey, que este ano recebeu o Selo de Qualidade do Turismo no Paraná, terminou em meados de maio deste ano. Foram reformadas a fachada, a recepção, o salão de café, onde o desjejum é servido a partir das 3h da manhã, e toda a identidade visual, o que inclui a área de piscina e lazer.

Em seguida, o grupo já começou a reforma no tradicional Hotel Mirante, considerado um marco na hotelaria no centro de Foz do Iguaçu. Segundo Jaime Mendes, estão sendo trocados a mobília, ar-condicionados, camas e enxovais, além do investimento em uma extensa adaptação para atender as normas do Corpo de Bombeiros. “Só para atender a essas normas foram investidos mais de R$ 300 mil”.        

O Grupo Recanto está à frente do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, o Vivaz Cataratas Hotel Resort e o Hotel Carimã. A propriedade que deu início ao grupo, o Recanto Park, começou com 74 apartamentos em um terreno de 13 mil metros quadrados. Hoje são mais de 160 mil. “Foi uma mudança de paradigma. Ampliamos a estrutura, qualificamos a hotelaria e construímos um centro de convenções, spa e piscinas termais”, explica Edilson Andrade, diretor comercial. Em outubro, abriu em soft opening a “Ala Collection”, que elevou a capacidade do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention para cerca de 500 apartamentos. O grupo também adquiriu os hotéis Panorama e Carimã. O Panorama passou um ano fechado para reforma e reabriu com o novo nome: Vivaz, do latim Vivax, que significa vívido, alegre, quente e divertido. “Quisemos fazer um espaço que exteriorizasse esse sentimento”, diz Edilson. O Carimã, um ícone da hotelaria de Foz do Iguaçu, não mudou e não vai mudar de nome. Até agora, 120 apartamentos do Carimã foram reformados e 80 serão concluídos até o final de dezembro. Metade da área da recepção foi concluída. “É a maior área de recepção de um hotel no Brasil”, destacou.  

Pelo panorama apresentado, é nítido o quanto a hotelaria tem investido em atender mais e melhor aos turistas que procuram pelo Destino Iguassu e mostra o bom momento que o turismo têm vivido na cidade.