Evento captado com apoio do Visit Iguassu espera receber mais de sete mil participantes em 2021

O Comitê Organizador da edição 57o do Congresso Internacional de Americanistas (ICA 2021) esteve reunido em Foz do Iguaçu para o lançamento oficial do evento que ocorrerá no segundo semestre de 2021, em Foz do Iguaçu. Reitores, diretores e coordenadores de Universidades do Brasil-Argentina-Paraguai, entre eles, a presidente da ICA, Martina Kellar, professora da Universidade de Viena, na Áustria; o reitor da Universidade Estadual Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza; e a coordenadora-geral do Centro Universitário UDC, Ângela Papandréa Luz participaram da cerimônia.

Integrantes do Comitê Organizador ICA 2021

O ICA é um congresso multidisciplinar e de 19 a 23 de julho serão debatidas questões de antropologia, literatura, ciências políticas e sociais.  Professores, estudantes e investigadores de aproximadamente 80 países irão discutir como tema central ‘A América e suas fronteiras: múltiplas vozes, múltiplos encontros’. O congresso teve início há 150 anos e é realizado de três em três anos. A última edição, em 2018, teve como sede a Universidade de Salamanca, na Espanha, e recebeu sete mil pesquisadores do mundo todo, que investigam o espaço latino-americano a partir de perspectivas diversas.

“Não conheço outro congresso tão antigo quanto o ICA, são 150 anos ocorrendo regularmente refletindo, pensando e propondo a troca de experiências e conhecimentos, por isso podemos dizer que ele é um universo de oportunidades, antes, durante o evento e depois”, exaltou o secretário-geral do ICA 2021, Márcio Fernandes. A riqueza, segundo ele, é que esse universo não se limita aos cinco dias de programação, ela começa antes com as reuniões preparatórias. “Temos alguns desafios, alguns legados que queremos deixar e algumas metas ousadas, uma delas é a realização de um pré-ICA, um pequeno congresso de apenas um dia, em Ciudad del Este; e uma noite cultural e científica, em Puerto Iguazú.

A candidatura para sediar o 57° Congresso Internacional de Americanistas ocorreu em Salamanca, na Espanha. Com o apoio de outras entidades e universidades do Paraná,coube ao Visit Iguassu apresentar e defender o Destino Iguassu para receber o evento.